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12 de novembro de 2025

Plano Brasis projeta MS no cenário internacional e reforça o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável | ASN Mato Grosso do Sul

Plano Brasis projeta MS no cenário internacional e reforça o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável | ASN Mato Grosso do Sul

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Em um movimento estratégico para ampliar a presença de Mato Grosso do Sul no cenário global, o Plano Brasis foi apresentado, em Campo Grande, nesta terça-feira (12), em um encontro entre Embratur, Governo do Estado e Sebrae. O documento trata-se de um plano de marketing turístico internacional, fruto de uma parceria entre Sebrae e Embratur, desenvolvido em âmbito nacional considerando as vocações de cada território a partir de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor.

Durante o evento, o trade turístico sul-mato-grossense pode conhecer o desdobramento do trabalho executado com o foco no Estado, que traz um plano de ação específico para Mato Grosso do Sul, com estratégias de promoção internacional do destino, valorizando aspectos naturais e culturais do território. O momento marcou o alinhamento entre os entes nacionais e estaduais com a entrega do Plano Brasis para o Governo do Estado, representado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).

Estratégias para Mato Grosso do Sul foram apresentadas ao trade turístico durante o evento

Segundo Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, o Plano Brasis tem o papel de reposicionar o Brasil como potência turística internacional até 2027, promovendo a diversidade cultural, a sustentabilidade e a inovação. Ao todo, foram analisadas mais de 32 variáveis para definir os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul, com a sugestão de ações de curto, médio e longo prazo.

“O Plano Brasis representa a atualização do antigo Plano Aquarela, com uma mensagem mais direta e voltada para negócios. Nosso objetivo é atrair mais e melhores turistas internacionais para o país e, claro, também para Mato Grosso do Sul. Uma das premissas do plano é o trabalho articulado com todos os atores do setor. Por isso, essa entrega simbólica, realizada junto ao trade turístico e com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, reforça essa integração. Queremos que o trade saia daqui mais unido, mais conectado, para que possamos realizar ações de promoção internacional em sinergia até 2027”, destacou Reis.

Bruno Reis, diretor da Embratur, apresentou o Plano Brasis para MS durante o evento

Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, a entrega do documento marca uma nova fase para o turismo local. “O Plano Brasis representa um alinhamento estratégico importante. Há quase uma década, MS vem se preparando e atuando no mercado internacional, com ações consolidadas e mercados prioritários bem definidos. Esse alinhamento em âmbito nacional e estadual, é essencial para fortalecer a presença do Estado lá fora e, para que o trade conheça, com base em dados e evidências, quais são esses mercados prioritários e como pode aproveitar essas ferramentas. O turismo de natureza, nosso principal produto, tem ganhado destaque e despertado cada vez mais o interesse do público estrangeiro. Com o crescimento desse segmento no mundo, o Mato Grosso do Sul acompanha essa tendência, especialmente com o trabalho que temos feito em mercados como o norte-americano, o europeu e nos países vizinhos. Esse esforço tem se traduzido em resultados concretos e no fortalecimento da imagem do Estado como um dos principais destinos de natureza do Brasil”, ressaltou.

Governo do Estado foi representado pelo diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling

O Sebrae/MS, que reconhece o turismo como um motor essencial para o desenvolvimento econômico e territorial, atua diretamente com governanças locais e empreendedores para fortalecer o setor. Com o novo plano, a instituição terá subsídios estratégicos para apoiar o trade turístico com ações e produtos mais alinhados às preferências do turista internacional.

De acordo com Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, a entrega do Plano Brasis representa uma oportunidade de tornar o trabalho ainda mais assertivo. “O Plano Brasis alinha a estratégia das nossas instituições para promover Mato Grosso do Sul no mercado internacional, direcionando esforços e investimentos com base em dados e resultados efetivos. O Sebrae atua no fomento ao turismo para a inclusão dos pequenos negócios em diferentes elos da cadeia, da gastronomia e economia criativa à hospedagem e aos atrativos. Sabendo das principais necessidades e interesses dos turistas estrangeiros, podemos apoiar os empreendedores para que se preparem para esse mercado internacional de forma assertiva”, enfatizou Sandra Amarilha.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, destacou que o plano possibilita o alinhamento das instituições para um trabalho baseado em dados e obtenção de resultados promissores.

Estratégias para Mato Grosso do Sul

Ecoturismo, turismo de aventura e de natureza estão entre as principais estratégias trazidas pelo Plano Brasis para Mato Grosso do Sul, conectando-se à tendência global por experiências autênticas, sustentáveis e ligadas à biodiversidade dos territórios. O plano de ação para a promoção turística internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do Estado nos próximos anos, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais.

A estratégia valoriza destinos já consolidados, como Bonito e o Pantanal, e fortalece a imagem de Campo Grande como pólo de eventos e porta de entrada para experiências de ecoturismo. O documento recomenda associar o Pantanal ao conceito de “safári brasileiro”, destacando produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais. Bonito, eleito por 16 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, será promovido por sua oferta de bem-estar, autocuidado e imersão na natureza.

Além disso, a estratégia traz os principais mercados emissores e perfis de viajantes, orientando campanhas cooperadas, press trips e famtours para posicionar o Estado entre os destinos mais desejados pelos visitantes estrangeiros. Com o Plano Brasis, Mato Grosso do Sul integra-se a uma estratégia de marketing nacional que visa atrair 8,1 milhões de turistas internacionais e gerar US$ 8,2 bilhões em receita cambial até 2027 — um marco para o turismo no Brasil.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

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