10:46 AM
13 de novembro de 2025

Drogas e crime organizado: quanto dura popularidade de políticos ‘linha-dura’?

Drogas e crime organizado: quanto dura popularidade de políticos ‘linha-dura’?

PUBLICIDADE


Agentes de segurança no Rio de Janeiro levam um suspeito, de cabeça baixa, em uma rua na Vila Cruzeiro

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Policiais escoltam um suspeito preso durante a Operação Contenção na favela da Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, Brasil, em 28 de outubro de 2025

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres

Uma pesquisa de opinião da AtlasIntel, divulgada na semana da operação, apontou que Castro era aprovado por 47% dos moradores da capital fluminense, índice de popularidade maior que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Eduardo Paes.

Ele também foi mais bem avaliado no quesito desempenho na área de segurança pública: 36% o consideraram bom ou ótimo, ante 27% de Lula e 13% de Paes.

No Datafolha, divulgado no dia 1 de novembro, Castro atingiu o maior nível de aprovação desde 2022, com 40% dos moradores da capital e região avaliando seu trabalho como bom ou ótimo. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro, a popularidade é maior: 67% o aprovam. Entre os eleitores de Lula, são 17%.

Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (12/11) sugere que, para 24% dos entrevistados, Castro foi o político que se saiu melhor até agora entre os governadores que formaram o “Consórcio da Paz” — grupo para coordenar políticas de combate ao crime organizado. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), aparece em segundo, com 13%.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima