A dificuldade para ter ou manter a ereção é algo que pode ocorrer em qualquer etapa da vida: seja na fase jovem, na adulta, ou na terceira idade. E, como sempre informo por aqui nas nossas colunas, saber mais sobre esse assunto é o primeiro passo para lidar com o problema e encontrar maneiras de resolvê-lo, é claro.
Vamos então a três perguntas (e respostas) centrais nessa temática. Elas foram extraídas do meu novo livro, “A Caminho do Prazer”, que aborda, entre outras coisas, as causas e as soluções para variadas dificuldades sexuais.
1) Não consigo ter ereção. É algum problema emocional?
Pode ser. Em geral, a grande vilã da ereção é a ansiedade em relação ao desempenho: o homem fica muito inseguro e tem muito medo de falhar; assim, falha mesmo.
Na próxima transa, um outro temor pode surgir junto ao medo de não ter ereção: “Será que eu vou conseguir mantê-la?”. Isso pode levar a um novo fracasso. Outra preocupação que atrapalha: “Será que quem está comigo vai gostar da transa?”. Esses são apenas alguns dos infinitos exemplos e possibilidades. Todas essas cobranças internas e preocupações geram um estado de tensão que pode ser fatal à ereção.
2) Por que a ansiedade atrapalha tanto?
A ansiedade elevada age no mecanismo físico que desencadeia a ereção. Quando o homem fica muito ansioso, ocorre uma grande descarga de adrenalina no corpo. Isso dilata os vasos sanguíneos do pênis, e o órgão não consegue reter uma quantidade suficiente de sangue, o que seria necessário para promover e manter a ereção —daí o pênis fica flácido.
3) Há causas físicas para a dificuldade de ter ereção?
Sim. Pesquisas apontam que cerca de 30% dos casos de dificuldade de conseguir a ereção têm motivos orgânicos. Os principais são: problemas cardíacos e hepáticos, desequilíbrios hormonais e doenças como diabetes e hipertensão, quando não tratadas adequadamente.
Problemas neurológicos que prejudicam a parte inferior da coluna também podem atrapalhar a ereção. Na região pélvica, a doença que deixa o pênis com uma curvatura acentuada (doença de Peyronie) ou outros problemas que exijam intervenção cirúrgica também podem causar dificuldade de ereção.
Há ainda outras questões, como o abuso de álcool e de drogas, que podem atrapalhar a capacidade de ter ereção. Tudo isso tem tratamento. A primeira coisa a fazer é procurar um médico urologista.
Enfim, por hoje é isso. Até a próxima semana!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo


