10:58 AM
14 de novembro de 2025

No mês da Consciência Negra, veja destaques da gastronomia de SP

No mês da Consciência Negra, veja destaques da gastronomia de SP

PUBLICIDADE


Até um passado muito recente, era raridade encontrar cozinhas profissionais com representantes negros em cargos de liderança.

Ainda que de maneira tímida, esse panorama vem mudando.

Continua após a publicidade

Não há só grandes nomes à frente de restaurantes, bares e endereços de comidinhas paulistanos, como também alguns deles têm sua trajetória reconhecida por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Um dos pioneiros no segmento é o chef José Alencar de Souza, o Alencar, premiado como Personalidade Gastronômica em 2021.

O mineiro de 73 anos dirige com brilho há mais de três décadas o italiano Santo Colomba, no Jardim Paulista.

No outro extremo, o de estreantes, receberam o troféu de chef revelação Bela Gil, pelas receitas criadas para o próprio restaurante vegetariano, o Camélia Òdòdó, na Vila Madalena, em 2021, e, no ano passado, Benê Souza, pelo trabalho desenvolvido no Virado, no centro da capital — hoje o cozinheiro lidera a equipe do Z Deli Restaurante & Delicatessen, no Jardim Paulista.

Continua após a publicidade

Vânia Cristina da Silva Alonso
Vânia Cristina da Silva Alonso: legado de Vó Tutu (Ligia Skowronski/Veja SP)

Em uma noite emocionante de setembro de 2023, a benfeitora social Maria Paulina Avelino Marques da Silva, a Vó Tutu, foi aplaudida de pé pelo trabalho de distribuir 2 000 pãezinhos para famílias da Vila Brasilândia.

Infelizmente, ela nos deixou em junho deste ano e seu trabalho segue vivo pelas ações da filha dela, Vânia Cristina da Silva Alonso.

Vale destacar ainda outros nomes que têm tido uma notável contribuição para a gastronomia paulistana.

Continua após a publicidade

Ainda nos restaurantes, Rodrigo Freire mantém o concorrido Preto Cozinha, em Pinheiros, e o sommelier Julio Brito, faz um serviço exemplar no Cellar Cave, assim como sua colega de ofício, Patricia Brentzel, consultora, palestrante, podcaster e curadora que teve uma recente passagem pelo Clandestina, da chef Bel Coelho, na Vila Madalena.

Entre os feras das coqueteleiras estão Laércio Zulu, do Grupo Saints, e Alison Oliveira, do Caledônia Whisky & Co., em Pinheiros.

Especialista em transformar o açúcar em arte, Paulo Rocha supervisiona as sobremesas servidas no Ça-Va Café, assim como em todos os restaurantes do masterchef Erick Jacquin.

Ainda são poucos nomes, mas, felizmente, esse cenário tem tudo para se ampliar.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 14 de outubro de 2025, edição nº 2970.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.: Veja SP Abril

Leia mais

Rolar para cima