O World Cheese Awards, competição internacional de queijos, apresentou os resultados da sua 37ª edição na quinta (13). O júri do evento avaliou 5.244 produtos de 46 países.
No concurso, 24 queijos brasileiros, produzidos com leite pasteurizado, também foram avaliados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores colocados do Brasil foram o queijo Azul Tirolez (Tirolez), o queijo da Nona (Queijos Possamai), o Ribeirão (Queijo com Sotaque) e o Reblochon (Serra das Antas).
O prêmio de melhor queijo do mundo ficou com um gruyère suíço, o AOP Vorderfultigen Spezial, com 18 meses de maturação. Foi o campeão na categoria super ouro, dedicada aos produtos que se destacam segundo os jurados. Os elogios foram feitos à textura cristalina e ao sabor “encorpado e umami”.
“É uma grande honra para mim e para todo o trabalho diário que dedicamos a isso, sete dias por semana, 365 dias por ano. É uma honra por todo o tempo que o queijo passa conosco, cerca de 20 meses. Toda a equipe ficará muito orgulhosa e estou ansioso para ver o impacto que isso terá em nossos negócios. Mas primeiro, precisamos decidir como comemorar”, disse o produtor vencedor.
O segundo lugar foi conquistado por um queijo francês decorado com flores: o Crémeux des Aldudes aux Fleurs, produzido pela Etxaldia. Outra receita suíça completou o pódio: um Appenzeller Edel-Würzig, feito pela Käserei Ifang. Na mesma categoria, também aparecem queijos do Japão, da Eslováquia, dos EUA, da Holanda e do Reino Unido.
Os queijos inscritos na competição foram avaliados em três etapas, baseados em critérios de aparência, aroma, corpo, textura e sabor. Na fase inicial, os jurados atuaram em grupos de dois ou três, selecionando os queijos que mereciam medalhas de bronze, prata, ouro ou o título de super ouro.
Na sequência, apenas os queijos classificados como super ouro passaram por uma nova avaliação, desta vez realizada por um júri formado por 14 especialistas, que escolheram os 14 melhores rótulos. Por fim, a disputa foi feita entre os 14 finalistas para definir qual deles seria o campeão mundial.
Veja os brasileiros escolhidos a seguir.
Medalha de ouro
- Queijo Azul Tirolez (Tirolez)
- Queijo da Nona (Queijos Possamai)
- Ribeirão (Queijo com Sotaque)
- Tipo Reblochon (Serra das Antas)
Medalha de prata
- Abaporu (Bioparque)
- Amazonito (Queijaria Bela Fazenda)
- Benzinho (Queijaria Bela Fazenda)
- Cruzília (Laticínios São João)
- Gorgonzola Duplo Creme (Serra das Antas)
- Laranjal (Queijo com Sotaque)
- Lua Cheia (Serra das Antas)
- Parahyba (Queijaria Santa Vitória)
- Queijo do Bispo (Queijos Possamai)
- Queijo Parmesão Tirolez (Tirolez)
- São Marcelino 21 dias (Bioparque)
- Seramar (Queijaria Boca da Serra)
Medalha de bronze
- Creme de Ricota (Tirolez)
- Goró (Queijaria Bela Fazenda)
- Neblina 3 meses (Vale do Vento)
- Pampa (Queijaria Bela Fazenda)
- Queijo Cremíssimo Tirolez (Tirolez)
- Queijo Provolone Curado Defumado (Tirolez)
- Ricota Fresca de Leite de Búfala (Laticínio Almeida Prado)
- Tipo Gorgonzola Dolce (Bueno Brandão)
Fonte.:Folha de São Paulo


