Barra do Garças vive um momento estratégico na consolidação do ecossistema de inovação com a realização do Barra Summit, evento idealizado pela Roncador Valley, promovido e executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT).
No último sábado (15), o auditório da prefeitura foi palco de ações que integram empreendedores, pesquisadores e instituições para o fomento e impulsionamento de projetos tecnológicos na cidade.
O evento acontece logo após a sanção da nova lei municipal que incentiva ciência, pesquisa e inovação, o que fortalece ainda mais a criação de startups e soluções inovadoras. Para a gerente da regional Nordeste do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, o Barra Summit simboliza um avanço coletivo.
“A nova lei traz segurança para quem quer investir em pesquisa e tecnologia, e, o evento consolida essa rede de apoio. Barra do Garças tem talento, tem iniciativas fortes e agora tem mecanismos institucionais que estimulam novos negócios inovadores”, afirma.
O município se destaca pela diversificação de iniciativas que nasceram de pesquisas acadêmicas, de programas de pré-aceleração e ao longo desta jornada, conta com o acompanhamento técnico do Sebrae/MT.
Soluções inovadoras
Projetos voltados à inovação em cuidados ambientais como a CZERO, liderada pela bióloga e doutora em Ecologia Hellen Almada, mostram como novas ideias estão se transformando em oportunidades reais de negócio.
“Atuamos na identificação de áreas com passivo e excedente florestal para fomentar o mercado de créditos e reservas ambientais. Queremos transformar a floresta em pé, em fonte de renda para pequenos e médios proprietários, conectando essas áreas a empresas que buscam compensar suas emissões. A plataforma geoespacial possibilita essas conexões e impulsiona conservação e restauração florestal”, explica.
No setor de tecnologia aplicada ao entretenimento, o empreendedor Yago Grégory, fundador da Pingbox, destaca o fortalecimento das políticas públicas e do ecossistema local. “Barra do Garças vive um momento muito positivo. Por meio de novos editais e a lei de Inovação que nos permite criar o Sistema e o Conselho Municipal de Inovação, fortalecendo ainda mais essa rede de fomento”, ressalta.
A presença de soluções de alta tecnologia também se destaca com empresas como a Synkar, que desenvolve robôs autônomos para logística. Segundo o palestrante Nigel Dias, a base acadêmica foi decisiva. “Muitos de nós começamos ainda na faculdade, em projetos de extensão e competições de robótica. Na época diziam que estávamos brincando, mas estávamos construindo a base do que hoje são produtos reais. O incentivo à pesquisa é crucial para que o Brasil desenvolva tecnologias de ponta”, afirma.
O Sebrae/MT como ponte entre a ideia e a materialização
A instituição atua como articulador desse movimento, apoiando empreendedores em diferentes estágios. Para João Batista Alves, coordenador da agência de Barra do Garças, o município vive um momento singular. “Nossa cidade é a única do estado premiada com um projeto de aceleração de ecossistemas. Ainda há caminhos a percorrer, mas já vemos iniciativas surgindo a partir da universidade e de empreendedores locais. Eventos como o Barra Summit fortalecem essa conexão e ampliam oportunidades”, destaca.
Ele reforça ainda o papel da entidade “o Sebrae/MT oferece mentoria, consultoria e acompanhamento técnico, conectando projetos a investidores, mercados e até oportunidades internacionais. Nosso papel é facilitar o desenvolvimento e transformar ideias em negócios de impacto”, completa.
A nova lei municipal reforça esse ambiente ao estruturar mecanismos de incentivo, ampliar parcerias com universidades, facilitar a captação de recursos e abrir caminho para pesquisas aplicadas. Com isso, Barra do Garças passa a alinhar políticas públicas, talento humano e articulação institucional — combinação que posiciona o município como um verdadeiro celeiro de inovação na região do Araguaia.
Com a programação do Barra Summit reunindo especialistas, empreendedores e instituições públicas, o evento marca um novo capítulo para quem aposta no futuro inovador da cidade. A expectativa é que novas conexões e oportunidades surgidas durante o encontro acelerem ainda mais o crescimento de negócios tecnológicos no município.
–
–
Fonte Agencia Sebrae

