
Crédito, Getty Images
- Author, Mariana Alvim e Iara Diniz
- Role, Da BBC News Brasil em São Paulo
Normando disse que a declaração de Merz vai de encontro ao que os visitantes de Belém têm achado da cidade.
“A fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade. Por onde a gente anda, [tem] muita gente encantada com Belém, com as suas belezas naturais, com a sua gastronomia e com a sua história”, defendeu o prefeito em suas redes sociais nesta segunda-feira (17/11).
“A Amazônia, embaixador, caso o senhor não saiba, ajudou o mundo inteiro a respirar. Agora, é hora de vocês conhecerem a realidade do povo da floresta e terem empatia de ajudar o povo da floresta a se desenvolver com equilíbrio e sustentabilidade.”
“Enquanto você vem com a sua arrogância, nós paraenses, belenenses, amazônidas, nós vamos oferecer o que existe de melhor em nós, que é o nosso calor humano, o nosso acolhimento e o nosso amor.”
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, a noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”
O chanceler alemão esteve na Cúpula dos Líderes em Belém, onde participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele anunciou a participação da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).
“Vamos contribuir com quantia considerável”, disse Merz, durante entrevista coletiva.
O valor, contudo, não foi confirmado.
O fundo é uma das apostas do governo brasileiro em relação ao financiamento de ações para o combate às mudanças climáticas.
O lançamento oficial do fundo foi feito na última semana e a expectativa do governo é de que ele possa, no longo prazo, arrecadar até US$ 125 bilhões.
Fonte.:BBC NEWS BRASIL


