
Ao longo de nove décadas, aqueles que chegavam ao Brasil pelo porto de Santos e seguiam viagem para a capital paulista tinham um primeiro destino quase certo: a Hospedaria de Imigrantes do Brás, acessada pelos trens da Companhia São Paulo Railway — os mesmos que seguiam até Jundiaí, levando muitos dos estrangeiros na sequência de sua jornada brasileira.
Desde 1993, a antiga hospedaria deu lugar ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo. E, hoje, quem passa por lá também pode reviver outro elemento da experiência dos recém-chegados ao país: aos finais de semana, dá para fazer um curto passeio de maria-fumaça nos arredores do MI, em vagões de época apelidados de Trem dos Imigrantes.
Como é o passeio no Trem dos Imigrantes
A viagem de maria-fumaça é um percurso curto entre as estações Mooca e Brás, duas paradas icônicas na história dos imigrantes que chegaram à cidade de São Paulo. São cerca de três quilômetros percorridos em 30 minutos, o que permite que existam várias saídas ao longo do dia.
Durante o passeio, monitores caracterizados com uniformes de fiscais ferroviários da época atuam como guias em dose dupla: além de contarem um pouco mais sobre a história da locomotiva e das viagens de trem feitas naquele período, eles também ajudam os passageiros a mergulhar em uma experiência mais imersiva, que busca recriar a forma como os imigrantes faziam aquele trajeto há um século.
O trem é uma atração à parte: são vagões quase centenários, datados de 1928, recuperados pela Oficina de Restauração da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que gerencia o passeio.
Quando e como fazer o passeio de trem
A maria-fumaça funciona aos sábados e domingos, com saídas em seis horários: às 11h, 12h, 13h, 14h40, 15h30 e 16h30. Pequenas alterações podem ocorrer em função do movimento no próprio dia.
Os bilhetes são vendidos na plataforma de embarque, ao custo de R$ 40. Há possibilidade de meia-entrada para estudantes, professores e aposentados, mediante comprovação. Já crianças de até cinco anos são isentas.
Grupos maiores ou estudantis também podem agendar passeios específicos, inclusive durante a semana, por valores diferenciados. Nesse caso, os interessados devem fazer o agendamento com antecedência pelo e-mail agendamentomariafumaca@gmail.com ou pelo telefone (11) 97848-3370, da ABPF.
Outras informações podem ser encontradas nas página da maria-fumaça no Instagram.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


