Na costa do Atlântico Norte da França, este era o prato dos pescadores, feito com o que sobrava após vender os melhores peixes —restos de aparas, peixes pequenos, talvez alguns mexilhões, o que houvesse disponível. Com uma garrafa de vinho e algumas ervas, preparava-se rapidamente um ensopado saboroso, chamado “la chaudrée” devido à panela de ferro (“chaudière”) onde era cozido.
A receita chegou ao Canadá e depois à costa leste dos Estados Unidos, tornando-se conhecida como chowder. Ainda é popular na França; hoje, costuma levar quatro tipos de peixe, um pouco de lula e algum molusco. Esta versão simplifica: pede peixe de carne firme, peixe branco macio, mexilhões e lula. Croûtons amanteigados são considerados indispensáveis para muitos.
Ensopado de pescador francês (la chaudrée)
Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo total: cerca de 1 hora
Ingredientes
-
3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
-
3 talos pequenos de alho-poró, parte branca e verde clara, cortados ao meio e em pedaços de cerca de 1 cm, lavados e escorridos
-
Sal e pimenta-do-reino
-
4 dentes de alho picados
-
375 ml de vinho branco seco (meia garrafa)
-
Ramos de tomilho, salsinha e 1 folha de louro, amarrados juntos (bouquet garni)
-
1/2 baguete cortada em fatias finas de cerca de 0,5 cm de espessura
-
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
-
350 g de peixe de carne firme (por exemplo, robalo ou vermelho), cortado em cubos de cerca de 2,5 cm
-
350 g de peixe branco macio (por exemplo, badejo ou linguado), cortado em cubos de cerca de 2,5 cm
-
450 g de mexilhões, lavados e escovados
-
225 g de lula, cortada em anéis de cerca de 1,5 cm e tentáculos picados
-
Creme de leite fresco ou nata para finalizar (opcional)
-
Raspas de 1 limão para finalizar
-
1/2 xícara de salsinha picada grosseiramente para finalizar
Preparo
-
Preaqueça o forno a 200°C.
-
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Cubra o fundo da panela. Adicione o alho-poró, tempere com sal e pimenta e refogue, mexendo de vez em quando, até ficar macio (cerca de 5 minutos). Acrescente o alho picado.
-
Junte o vinho, o bouquet garni de tomilho, salsinha e louro. Aumente o fogo e deixe ferver para reduzir o vinho pela metade (cerca de 5 minutos). Acrescente 1,5 litro de água e leve para ferver.
-
Enquanto a água ferve, disponha as fatias de baguete numa assadeira, em uma única camada. Pincele o topo de cada fatia com manteiga derretida. Vire e pincele o outro lado. Asse até dourar (cerca de 10 minutos), formando croûtons. Reserve.
-
Tempere os cubos de peixe com sal e pimenta generosamente e adicione à panela. Reduza o fogo para manter fervura suave. Cozinhe até que o peixe fique firme e opaco (3 a 5 minutos). Acrescente os mexilhões e cozinhe até abrirem (mais 3 a 5 minutos). Junte a lula e cozinhe por mais 2 minutos. Prove o caldo e ajuste o tempero.
-
Divida os peixes e frutos do mar entre os pratos individuais e despeje o caldo por cima. Finalize cada prato com uma colher do creme de leite fresco, se desejar.
-
Misture as raspas de limão com a salsinha e polvilhe generosamente sobre cada prato. Sirva com os croûtons por cima ou à parte.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo


