12:46 AM
21 de novembro de 2025

Tarifas: Itamaraty diz que negociação com EUA continua – 20/11/2025 – Mercado

Tarifas: Itamaraty diz que negociação com EUA continua – 20/11/2025 – Mercado

PUBLICIDADE


O governo brasileiro informou ter recebido com “satisfação” a retirada de parte dos produtos brasileiros da tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou ter a intenção de manter o diálogo com o país visando a retirada de outros itens no futuro.

Estão incluídos na lista carne e café, produtos importantes da pauta exportadora brasileira. Ao todo, são mais de 200 itens agrícolas e da pecuária, incluindo alguns fertilizantes à base de amônia.

“O Brasil seguirá mantendo negociações com os EUA com vistas à retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio bilateral”, diz nota do Itamaraty.

O comunicado lembra que a medida faz menção à conversa telefônica do presidente Lula com Trump em 6 de outubro, quando decidiram iniciar as negociações sobre as tarifas.

Ainda segundo o governo brasileiro, o republicano recebeu recomendações de altos funcionários do governo americano de que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam estar mais sujeitas à tarifa de 40% em função do “avanço inicial das negociações” com o Brasil.

“A medida é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros”, cita a nota.

Mais cedo, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o recuo de seu homólogo americano, afirmando estar feliz após a retirada de parte das tarifas. A fala foi feita em discurso, na prévia do Salão do Automóvel de São Paulo.

“Eu dizia que quando o presidente dos EUA colocou as taxas, todo mundo entrou em pânico. Mas eu não tomo decisões com 39 graus de febre. Hoje eu estou feliz [com a redução das tarifas]”, disse.

A sobretaxa de de 40% a produtos importados pelo Brasil foi aplicada por Trump no fim de julho, que somou-se às chamadas “tarifas recíprocas” de 10% aplicadas globalmente. O decreto, no entanto, previu uma lista com quase 700 exceções, como suco de laranja e produtos de aviação, que livrou 43% do valor de itens brasileiros exportados para o exterior, segundo levantamento feito pela Folha.

Na semana passada, o governo americano derrubou a tarifa de 10% das principais exportações brasileiras, como carne e café. Agora, a sobretaxa de 40% também caiu, isentando esses produtos das taxas adicionais aplicadas pelo republicano desde abril.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima