7:02 PM
31 de julho de 2025

Jesus foi ao inferno? O que diz a antiga crença cristã

Jesus foi ao inferno? O que diz a antiga crença cristã

PUBLICIDADE


Jesus no inferno em obra atribuída a um aluno de Jheronimus Bosch, feita por volta de 1575

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, Jesus no inferno em obra atribuída a um aluno de Jheronimus Bosch, feita por volta de 1575

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

A descida de Jesus ao inferno faz parte da tradição cristã, embora de forma não unânime, desde o segundo século. De acordo com essa crença, após a morte por crucifixão e antes de sua ressurreição, ele teria ido a este lugar mítico e libertado os mortos que ali estariam.

Por este entendimento, anteriormente a isso todos os que havia morrido estavam nesse local. Somente após essa descida de Jesus é que houve a reorganização do espaço pós-vida para que apenas os maus fossem ao inferno.

Mas toda essa interpretação é cheia de camadas. Incorpora a tradição judaica, as mitologias grega e romana, textos bíblicos, uma oração de origem milenar — o credo repetido em missas e cultos cristãos — e escritos apócrifos. E carrega nuances inclusive sobre a definição de inferno.

A origem desta narrativa provavelmente remonta à segunda ou terceira geração dos seguidores de Jesus — aqueles que não o conheceram em vida, portanto. Segundo pesquisadores, os primeiros seguidores não se preocupavam com o pós-morte, pois acreditavam que a volta triunfal de Jesus para instituir o prometido Reino de Deus ocorreria ainda com eles vivos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima