3:09 AM
25 de novembro de 2025

Ataques contra crianças brasileiras em Portugal: ‘Atravessei um oceano pra dar vida melhor e me frustrei’

Ataques contra crianças brasileiras em Portugal: ‘Atravessei um oceano pra dar vida melhor e me frustrei’

PUBLICIDADE


Fotos mostram crianças, com os rostos borrados, no hospital após ataques

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Assim como José (dir.), Miguel, de 9 anos (esq.), também foi parar no hospital após colegas fecharem a porta do banheiro em sua mão

Na semana passada, o caso do menino brasileiro de 9 anos que teve dois dedos mutilados durante um episódio de bullying em Portugal chocou o país. De acordo com o relato feito por José à família, o ferimento ocorreu quando outras crianças o trancaram no banheiro e fecharam a porta em sua mão.

Em entrevista à BBC News Brasil, Nívia Estevam, mãe de José, conta que o incidente que mutilou os dedos do filho não foi o primeiro de bullying relatado pelo menino, e que ela procurou diversas vezes a escola em Cinfães, no norte do país, para alertar sobre o problema: “A minha sensação é de muita impunidade e descaso. Eu expus o caso na internet em um ato de socorro”.

Outras duas famílias brasileiras também denunciaram um padrão que inclui agressões, estigmatização por nacionalidade, racismo e negligência em diferentes regiões de Portugal.

“Por conta de tudo que o meu filho passou, ele tem muita dificuldade para dormir e tem que tomar medicamento”, diz Michelly Soares, que trocou o filho Miguel de escola após ele ser vítima de perseguição por colegas portugueses e ser insultado com palavras xenofóbicas por uma das mães.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima