O entusiasmo dos consumidores de Mato Grosso com as festas de fim de ano deve promover um impulso significativo na movimentação econômica. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), que demonstrou que a maioria dos mato-grossenses, 63%, pretende comemorar pelo uma das festas.
Com o incremento, as compras de Natal devem injetar na economia do estado R$ 212 milhões. Sendo que cada família deve movimentar em média R$ 857 só com a ceia natalina. Outro dado trazido na pesquisa aponta que 53% dos entrevistados irão comprar mais que em 2024. Cada consumidor deve gastar com os presentes de Natal cerca de R$ 417.
O levantamento do estudo buscou compreender, analisar e informar as expectativas e tendências dos consumidores e contribuir com o aprimoramento das estratégias de varejo e as experiências de compra.
Para a gerente da Regional Sudeste do Sebrae Mato Grosso, Érika dos Santos Silva, o fim de ano é uma oportunidade de ouro, especialmente, para os pequenos empreendedores, pois com estratégias eficientes de bom atendimento, promoções atrativas e qualidade nos serviços e produtos oferecidos é possível fidelizar o cliente.
“Esse é um período estratégico para quem empreende. O consumidor está mais aberto a conhecer, experimentar e comprar. Com estratégias de personalização do atendimento, ele cria relacionamento. E relacionamento é o que fideliza o cliente e sustenta a empresa ao longo do ano”, explica Érika.
Ainda de acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados já confirmaram que vão comprar presentes, e 35% ainda estão indecisos. Entre os itens com maior intenção de compra estão: roupas (79%), brinquedos (52%), perfumes (34%), alimentos e bebidas (31%) e eletrônicos (17%), produtos feitos à mão (12%) e livros (5%).
As lojas físicas seguem na preferência de 42% dos clientes consultados, mas o modelo híbrido que mistura a busca de produtos de forma presencial e online agrada 39% do público pesquisado. Para 85% das pessoas ouvidas na pesquisa, a variedade de produtos é fundamental, já 42% dos entrevistados consideram o atendimento e experiência na loja decisivos para fechar o negócio.
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa de Intenção de Consumo para as festas de final de ano dos consumidores de Mato Grosso foi realizada com entrevistas por telefone, entre os dias 11 a 29 de setembro de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.128 habitantes, maiores de 18 anos. A margem de erro de 5% para 95% de confiança.
Fonte Agencia Sebrae

