10:02 AM
27 de novembro de 2025

Waxy maize: o que é e para que serve

Waxy maize: o que é e para que serve

PUBLICIDADE



O waxy maize, também conhecido em português como amido de milho ceroso, faz sucesso entre os atletas como uma suplementação de carboidrato capaz de fornecer energia rápida para o corpo sem levar a um pico de insulina menor do que outros produtos do gênero.

Entenda melhor o que é esse suplemento e se ele pode ajudar nos seus objetivos.

O que exatamente é o waxy maize

O waxy maize (ou waxy corn) é um tipo de milho com características diferentes das variedades mais comuns da planta. Sua principal mudança é a presença de quase 100% de amilopectina, um dos polímeros que compõem o amido, enquanto a amilose está ausente. Em tipos mais comuns de milho, a proporção costuma ser de cerca de 75% de amilopectina e 25% de amilose.

Em relação ao milho em si, isso confere aos grãos uma característica cerosa (daí o nome “waxy”), embora a planta não contenha cera de verdade. Esse tipo de milho tem diferentes aplicações na indústria alimentícia, têxtil, papeleira e farmacêutica.

No que diz respeito aos suplementos, o waxy maize é procurado como uma boa maneira de obter energia no pré-treino, durante a própria atividade física ou após ela, sem elevar tanto a glicemia e a insulina. No entanto, pesquisas não são conclusivas sobre os benefícios de suplementá-lo, especialmente quando se trata do uso em momentos além do pré-treino.

Continua após a publicidade

+Leia também: Índice glicêmico: na montanha-russa do açúcar

O que se sabe sobre os usos do waxy maize

Apesar do potencial do waxy maize para auxiliar na performance esportiva e de ter se tornado um queridinho dos atletas, ainda há poucos estudos conclusivos sobre sua capacidade de realmente ajudar nesses objetivos quando ele é a fonte principal de suplementação de carboidratos.

Em 2024, um trabalho de revisão conduzido por pesquisadores das Universidades Federais de Juiz de Fora e de Viçosa apontou que as pesquisas existentes sugerem que o consumo do waxy maize antes do treino pode favorecer a performance, “gerando menores picos glicêmicos, minimizando assim o risco de uma hipoglicemia de rebote.”

Por outro lado, os artigos analisados não demonstraram resultados significativos quando o waxy maize era usado na recuperação após o exercício.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, são necessárias “mais evidências que possam estabelecer recomendações seguras” para o waxy maize como suplementação principal de carboidratos, mas ele pode aparecer “como fonte alternativa” do nutriente na prática de atividades físicas.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima