3:53 PM
29 de novembro de 2025

A ‘reforma agrária’ que ajudou imigrantes alemães e italianos a prosperarem no Sul do Brasil

A ‘reforma agrária’ que ajudou imigrantes alemães e italianos a prosperarem no Sul do Brasil

PUBLICIDADE


Trajes típicos gaúchos. Foto: Arquivo Nacional

Crédito, Arquivo Nacional

Legenda da foto, Pessoas com trajes típicos gaúchos; época e modelo da colonização no Sul ajudam a entender desenvolvimento da região, dizem historiadores

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Os bons índices econômicos e de desenvolvimento da região Sul, em geral melhores do que a grande maioria do Brasil, são com frequência citados por quem acredita que esta parte do país é excepcional e até mesmo superior aos outros Estados brasileiros, o que por vezes alimenta atitudes apontadas como xenofóbicas.

Foi o caso dos influenciadores catarinenses Jenifer Milbratz Stainzack e Cleiton Stainzack, que viralizaram em julho deste ano com um vídeo em que ditavam “regras” para quem deseja morar no seu Estado — que, segundo eles, tornou-se o “novo sonho de consumo dos brasileiros”.

Pouco antes do vídeo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia divulgado dados mostrando que Santa Catarina se tornou o principal destino de migrantes de outros lugares do país.

“Se vier com jeitinho ou corpo mole, volta enquanto é tempo”, disse o casal, que é de Pomerode, conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil”, por conta da imigração germânica para lá.

Em outro trecho, eles disseram que a esquerda “nunca governou” Santa Catarina e que o “assistencialismo estatal” não teria vez no Estado.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima