A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), o recolhimento de diferentes lotes de produtos para lavagem de roupas da marca Ypê. Segundo o órgão, o sabão líquido apresentou contaminação microbiológica, com presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa.
O recolhimento foi motivado por análises conduzidas pela própria fabricante, a empresa Química Amparo Ltda., que constatou as alterações em produtos vendidos sob os nomes Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power Act. Vale destacar que outros lotes da mesma marca seguem dentro das normas e não apresentam problemas, podendo ser utilizados normalmente.
Confira os lotes recolhidos

De acordo com a resolução publicada pela Anvisa, os lotes com comercialização, distribuição e uso suspensos são os seguintes:
- Lava Roupas Líquido Ypê Express – Lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011 (correspondentes às versões “Combate Mau Odor”, na cor azul, e “Cuida das Roupas”, na cor rosa)
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – Lotes 254031 e 193021 (correspondentes à versão “Primavera”)
- Lava Roupas Líquido Ypê Power Act – Lotes 190021, 223021 e 228031
Além daqueles citados pela Anvisa, a fabricante também anunciou o recolhimento voluntário do seguinte lote:
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – Lote 097021 (correspondente à versão “Maciez”)
Os produtos contaminados devem ser recolhidos nos próximos dias. Caso você já tenha adquirido algum item dos lotes listados acima, a empresa orienta a entrar em contato com o SAC pelo telefone 0800 1300 544 ou e-mail sac@ype.ind.br, para receber um novo produto.
O que é a Pseudomonas
A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria que existe naturalmente na natureza, presente na água e no ar, e pode causar diferentes infecções, algumas graves, como pneumonia, meningite ou septicemia, especialmente em contextos hospitalares.
O risco é pequeno em pessoas saudáveis, mas a chance de complicações existe sobretudo em indivíduos com o sistema imunológico debilitado, seja em função de doenças ou de tratamentos de saúde, como no caso de pacientes com câncer passando por quimioterapia.
Por meio de nota, a Química Amparo, fabricante do Ypê, destaca que o perigo da Pseudomonas no produto é “minimizado pelas características normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele)”. No entanto, a própria empresa fará o recolhimento voluntário dos lotes.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril


