1:16 PM
30 de novembro de 2025

Feriados 2026: o ano das superpontes para viajar mais usando menos dias de férias

Feriados 2026: o ano das superpontes para viajar mais usando menos dias de férias

PUBLICIDADE



Para quem gosta de feriados, 2025 foi um ano ingrato. Ao longo do segundo semestre, datas tradicionais para tirar um respiro da rotina e até planejar uma folga estendida acabaram caindo quase sempre aos finais de semana. A boa notícia é que em 2026 não será assim!

Pelo contrário: tudo o que este ano não pôde proporcionar em termos de pontes e emendas para o descanso prolongado, o próximo vai entregar com datas festivas caindo em sextas e segundas-feiras, ou até mesmo em datas que dão uma certa flexibilidade, caso das terças e quintas.

Abra o calendário do seu celular para facilitar e confira algumas das opções para planejar férias em 2026 tirando melhor proveito dos feriados.

Abril e maio tem duas oportunidades

Em um intervalo de quatro semanas entre abril e maio, há três oportunidades de feriadões, seja por já estarem conectados ao final de semana ou por ficarem em dias vizinhos. Estamos falando dos três feriados nacionais a seguir:

  • 3 de abril, a Sexta-feira Santa;
  • 21 de abril, a data de Tiradentes, que cairá numa terça;
  • 1º de maio, o Dia dos Trabalhadores, que desta vez será numa sexta

Se você deseja potencializar as férias sem usar o mês todo, há duas possibilidades de emenda, usando o 21 de abril como referência. É possível tirar a folga no começo de abril, oficialmente entre os dias 6 e 20 do mês. Na prática, porém, os feriados garantem que o descanso vai se estender de 3 a 21 de abril, com 19 dias sem trabalho usando apenas 13 dias úteis.

Continua após a publicidade

A outra opção é usar a segunda metade de abril. Neste caso, como a legislação não permite iniciar as férias em um dia que antecede o feriado (é possível, sim, encerrá-las na véspera de um feriado), é preciso escolher se você prefere começar no dia 17 ou no 22 de abril.

Para os mais econômicos, dá para pegar férias na janela de 22 a 30 de abril, com o descanso se estendendo, na prática, de 21 de abril a 3 de maio. Neste caso, são 13 dias sem trabalho em uma janela em que as férias englobam apenas 7 dias úteis.

Super novembro

Outro momento que já entrou no radar de quem quer emendar feriados relativamente distantes é a possibilidade de uma folga que começa e termina em finais de semana estendidos.

Embora o 15 de novembro, data da Proclamação da República, volte a cair em um final de semana (desta vez, no domingo), as outras duas datas de descanso nesse mês virão em dias propícios: o 2 de novembro, Dia de Finados, será em uma segunda-feira em 2026. Já o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que virou feriado nacional há dois anos, será em uma sexta-feira.

Continua após a publicidade

Quem planeja usar ambos pode organizar as férias para a janela de 3 a 19 de novembro, o que, conectando aos finais de semana nas duas pontas, significa um período de 31 de outubro a 22 de novembro longe do trabalho – o equivalente a 23 dias de descanso, mas com apenas 13 dias úteis entre uma data e outra.

Uma das vantagens de parar em novembro é já aproveitar um clima com cara de verão, mas sem a mesma concorrência em destinos turísticos que costuma marcar a época das férias escolares.

Outras possibilidades ao longo do ano

Mais feriados de 2026 que podem ser usados estrategicamente pela sua proximidade com finais de semana incluem o 7 de setembro (numa segunda-feira), o 12 de outubro (também numa segunda) e o Corpus Christi, sempre numa quinta-feira, que no ano que vem será em 4 de junho.

Caso o seu trabalho também dê folga na época de Carnaval, a Terça Gorda acontecerá em 17 de fevereiro – outra oportunidade para emendar alguns dias ao redor.

Continua após a publicidade

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima