O peru está presente em cardápios de Natal pelo Brasil. Mas assá-lo é diferente de aves menores.
“São peças maiores, que exigem mais técnica. Quem está acostumado a assar frango não vai, necessariamente, acertar com o peru assado”, diz Ivan Santinho, chef do La Cura Gastronomia, na Vila Madalena, cuja rotisseria vende mais de 300 assados por fim de ano.
O chef dá dicas, a seguir, para fazer peru sem errar.
PERU DE NATAL
Rendimento: 10 porções
Tempo: a depender do termômetro plástico da peça
Ingredientes
- 400 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 pimenta dedo-de-moça picada, sem sementes
- 1 pimenta de cheiro picada, sem sementes
- 2 dentes de alho picados
- Tomilho fresco a gosto
- Alecrim fresco a gosto
- Raspas de 1 laranja
- Raspas de 1 limão-siciliano
- Raspas de 1 limão-taiti
- 1 peru (cerca de 4 kg)
- Cebolas-pérola descascadas, a gosto
- 1 litro de suco de laranja
Preparo
- Misture a manteiga com os temperos e raspas –não é preciso acrescentar sal, porque as aves industrializadas já vêm salgadas e temperadas. Com cuidado, levante a pele da ave aos poucos e vá espalhando a manteiga com a ponta dos dedos. Reserve um pouco para o recheio.
- Recheie o peru com as cebolas e o restante da manteiga, amarre a ponta das coxas com um barbante, cubra com papel-alumínio e asse a 180ºC, até o termômetro plástico saltar. Remova o alumínio e volte ao forno para dourar, regando com a manteiga do fundo da assadeira.
- Passe a ave para o prato de servir e, enquanto ela descansa, coloque a assadeira sobre a boca do fogão. Quando começar a chiar, adicione o suco de laranja e raspe bem o fundo, para agregar sabor ao molho. Coe, reduza um pouco, corrija o sal, se necessário, e sirva à parte.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo


