6:52 PM
2 de dezembro de 2025

Justiça brasileira abre caminho para retorno de suposto espião à Rússia

Justiça brasileira abre caminho para retorno de suposto espião à Rússia

PUBLICIDADE


Foto de homem branco usando jaqueta de couro de perfil

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Sergey Cherkasov é apontado pelo FBI e pela Polícia Federal como um suposto agente de inteligência russo que usava identidade brasileira para se disfarçar

O suposto espião Sergey Vladimirovich Cherkasov ficou mais perto de retornar à sua terra natal, a Rússia. Manifestações da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (MPF) nos últimos dois meses informaram que ele não teria mais nenhuma pendência jurídica que o impedisse de ser extraditado para a Rússia.

Atualmente, ele cumpre pena de cinco anos de prisão por falsidade ideológica em uma penitenciária federal de Brasília. A sua entrega à Rússia, agora, depende apenas da Presidência da República, pois as entregas em casos de extradição precisam ser deliberadas pela chefia do Poder Executivo.

Uma fonte do governo brasileiro que falou à BBC News Brasil em caráter reservado afirmou que o caso ainda não teria chegado ao conhecimento do presidente brasileiro.

Cherkasov está preso no Brasil desde abril de 2022 e é apontado pela Polícia Federal e pelo FBI (a polícia federal americana) como um agente de inteligência russo que usava uma identidade falsa brasileira para atuar no exterior. Cherkasov nega, até hoje, ser um espião a serviço do governo russo.

O governo russo pede sua extradição desde 2022 e sua entrega, que já havia sido validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dependia do fim de investigações sobre contra Cherkasov, que já foram encerradas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima