10:08 AM
3 de dezembro de 2025

Otan se reúne após Putin rejeitar acordo de paz para a Ucrânia: ‘Enfrentamos perigos reais’

Otan se reúne após Putin rejeitar acordo de paz para a Ucrânia: ‘Enfrentamos perigos reais’

PUBLICIDADE


O secretário-geral da Otan, Mark Rutte

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, alertou que a Rússia se prepara para um “confronto de longo prazo”

Os ministros de Relações Exteriores dos Estados-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se reúnem na sede da aliança em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (3/12), após as negociações entre Rússia e Estados Unidos terminarem sem um acordo para colocar fim à guerra na Ucrânia.

Em seu discurso de abertura durante a reunião, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, alertou que a Rússia se prepara para um “confronto de longo prazo” e afirmou que a aliança deve enfrentar “perigos reais e duradouros”.

Moscou está “trabalhando em estreita colaboração” com a China, a Coreia do Norte e o Irã “para desestabilizar nossas sociedades e romper com as regras globais”, disse ele, acusando ainda o governo russo de violar o espaço aéreo da Otan com jatos e drones, realizar sabotagens e usar navios espiões.

Segundo Rutte, os países da organização estão “aumentando seus investimentos em defesa, mas todos precisamos fazer a nossa parte”. Ele afirmou ainda que a Ucrânia “precisa do nosso apoio mais do que nunca”, com a chegada do inverno e a continuidade dos ataques russos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que sua delegação se prepara para uma reunião com os EUA após o encontro em Bruxelas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima