Neste mês, a companhia aérea Air Canada está ampliando suas frequências para o Brasil. Além dos voos diários entre Guarulhos e Toronto, até março a empresa terá entre cinco e sete rotas semanais entre Guarulhos e Montreal.
Nesta quinta (4), também será inaugurada a rota Galeão-Toronto, com três voos semanais até o fim de março —em fevereiro, a empresa deve ganhar a concorrência da também canadense AirTransat.
Ainda que sazonais, as ampliações refletem a aposta da Air Canada em fazer de Toronto e Montreal dois hubs para sul-americanos com destino à Europa, à Ásia e, principalmente, aos Estados Unidos.
A empresa diz que fazer o processo de imigração nos aeroportos canadenses é mais rápido do que nos americanos, com suas multidões. Assim, os passageiros teriam a sensação de pousar nos EUA em um voo doméstico, sem muitas filas para deixar o aeroporto.
A reportagem testou esse modelo em outubro, voando com a Air Canada de Guarulhos a Nova York, via Toronto. O tempo entre a saída de um voo e a chegada ao portão do segundo foi de uma hora. Não foi preciso retirar e despachar as malas novamente.
Desse tempo, dez minutos foram gastos em uma checagem de passaportes na saída da aeronave, outros 20 na inspeção de segurança e mais dez na imigração em si —quem estava em conexão pegava uma fila preferencial, bem mais curta. Os 20 minutos restantes foram de caminhada entre os portões.
O tempo total, portanto, foi abaixo do Tempo Mínimo de Conexão (MCT, na sigla em inglês) recomendado pela consultoria de dados OAG para conexões desse tipo, que é de uma hora e meia. E também
bastante inferior às mais de duas horas que esse processo já levou em outros aeroportos americanos, como Miami e Orlando, em outras oportunidades.
Ou seja: voar para os EUA via Canadá pode ser mais rápido e confortável do que desembarcar em aeroportos americanos, mas a diferença no tempo total de viagem só é significativa caso o seu destino final seja no norte dos EUA. Do contrário, o tempo a mais de voo pode comprometer a conta.
Um destaque da Air Canada é o seu aplicativo de celular. Ele exibe alertas durante toda a viagem com bastante clareza, como uma lista de afazeres com os horários marcados. Também manda informes sobre a bagagem despachada indicando quando foi ela embarcada e desembarcada. Tudo em tempo real.
Fonte.:Folha de S.Paulo


