7:13 AM
4 de dezembro de 2025

Sono excessivo? Veja 5 motivos que podem exigir atenção médica

Sono excessivo? Veja 5 motivos que podem exigir atenção médica

PUBLICIDADE



O sono excessivo no dia a dia pode ser consequência de inúmeros fatores que vão de questões pontuais no estilo de vida até problemas de saúde sérios. Caso você sinta um cansaço que não parece passar mesmo tendo momentos para dormir e repousar ao longo do dia, pode ser sinal de que algo não vai bem.

Para avaliar a situação, procure um profissional de saúde, que pode solicitar os exames necessários para entender o que está causando a disfunção.

1. Problemas do próprio sono

A suspeita imediata para o cansaço podem ser alterações que afetam a própria forma como você dorme. Muito além de problemas de higiene do sono e da insônia, condições como a apneia, a narcolepsia ou a hipersonia idiopática podem estar fazendo com que você se mantenha em uma situação de exaustão constante, que pode vir por não conseguir dormir ou porque, mesmo quando isso acontece, o sono não é reparador.

Uma análise dos sintomas e exames específicos como a polissonografia podem ser indicados para avaliar como você se comporta durante a noite.

2. Deficiências nutricionais

Falta de energia e letargia, que também redundam em sonolência, podem estar associadas a deficiências nutricionais. Uma das suspeitas mais clássicas envolvem os diferentes tipos de anemia, como a ferropriva (falta de ferro) ou a megaloblástica ou perniciosa (falta de vitamina B12), mas outros déficits vitamínicos também podem causar sintomas do tipo.

Continua após a publicidade

Um exame de sangue para avaliar os níveis de diferentes substâncias (no caso do ferro, termos como ferritina e ferro sérico entram no radar) costuma ser solicitado como parte da investigação diagnóstica para o sono excessivo.

3. Uso de substâncias e medicamentos

O excesso de cafeína, o álcool, algumas drogas ilícitas ou remédios de uso controlado podem afetar os padrões de sono e levar à sensação de sonolência excessiva durante o dia. Mudanças recentes na sua rotina, como a inclusão de novos medicamentos, ou a intensificação de determinados hábitos de vida que você já tinha, podem ser suspeitos.

Conforme a situação, o médico que acompanha o seu caso pode indicar a suspensão de uso ou substituição de algum desses itens, quando possível, para avaliar se o sono melhora.

Continua após a publicidade

4. Transtornos de saúde mental

Vários quadros psiquiátricos podem fazer com que um indivíduo se sinta mais letárgico, o que também pode ser confundido com sono excessivo. A depressão é uma suspeita clássica para essa situação, mas não é a única causa possível.

Se nenhum dos exames físicos e laboratoriais indicar uma explicação para o cansaço, pode haver indicação para acompanhamento psicológico e psiquiátrico, de modo a investigar e tratar as eventuais razões por trás da aparente sonolência.

5. Câncer

As causas acima costumam ser explicações mais prováveis para o sono excessivo, mas, se nenhuma outra explicação for encontrada, o médico responsável também pode suspeitar de câncer. A doença é conhecida por provocar quadros de fadiga fora do comum, muitas vezes sem explicação aparente, e esse sintoma pode ocorrer independentemente do tipo de tumor.

Continua após a publicidade

Exames de laboratório e de imagem, além da investigação de outros sintomas e condições de saúde, podem ser necessárias para fechar ou descartar um diagnóstico desse tipo.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima