11:06 AM
4 de dezembro de 2025

Família denuncia EUA na Corte Interamericana após desaparecimento de pescador em ataque no Caribe

Família denuncia EUA na Corte Interamericana após desaparecimento de pescador em ataque no Caribe

PUBLICIDADE


Lizbeth Pérez, sobrinha de Alejandro Carranza, conversou com a BBC News Mundo em meados de novembro

Crédito, BBC / Paulo Koba

Legenda da foto, Lizbeth Pérez, sobrinha de Alejandro Carranza, conversou com a BBC News Mundo em meados de novembro

    • Author, José Carlos Cueto
    • Role, Correspondente da BBC News Mundo na Colômbia
    • Author, Ione Wells
    • Role, Correspondente da BBC News na América do Sul

A família de Alejandro Carranza, colombiano que supostamente foi morto durante um ataque dos Estados Unidos contra uma embarcação no Caribe, apresentou uma denúncia à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington D.C (capital americana).

O jornal britânico The Guardian divulgou a informação, confirmada pela BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC) por meio do advogado e ativista Daniel Kovalik, representante legal da família e do presidente colombiano, Gustavo Petro, crítico das políticas de seu colega americano, Donald Trump.

“Em 15 de setembro de 2025, militares dos EUA bombardearam o barco de Alejandro Carranza Medina (…) que navegava no Caribe vindo da costa da Colômbia. Carranza morreu durante o bombardeio”, afirma a denúncia apresentada.

Ao menos 83 pessoas morreram desde setembro em ataques ordenados pelo governo Trump contra embarcações no Caribe e no Pacífico sul supostamente carregadas de drogas, como parte de uma campanha contra o narcotráfico.

O governo dos EUA justifica a campanha militar como necessária para salvar vidas americanas ao impedir a entrada de drogas no país.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima