Os brasileiros devem observar uma alta de 7% na conta de luz em 2025, superando as estimativas dos índices inflacionários, segundo projeções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A estimativa anterior para o efeito médio tarifário no país era de aumento de 3,5%.
Para as projeções dos índices de inflação do período, segundo a Aneel, o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) – conhecido como “Inflação do aluguel” – deve apresentar recuou de 0,5%. Já para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) a expectativa é de alta de 4,4%.
Segundo o boletim InfoTarifa 2025 da Aneel, publicado na sexta-feira (5), o aumento na conta de luz se deve principalmente ao aumento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), além da devolução realizada do tributo PIS/COFINS, inferior ao anteriormente estimado.
Em dezembro, as contas de luz passaram para a bandeira tarifária amarela, com cobrança menor em relação à bandeira vermelha patamar 1 do mês anterior.
O patamar atual gera cobrança de R$ 1,885 KW/h a cada 100 KW/h. Em novembro, com a faixa superior, o pagamento era de R$ 4,46 a cada 100 KW/h.
Fonte: CNN Brasil


