1:01 PM
8 de dezembro de 2025

Corpo de Bombeiros de MT orienta sobre compra segura de brinquedos para crianças no Natal

Corpo de Bombeiros de MT orienta sobre compra segura de brinquedos para crianças no Natal

PUBLICIDADE



Com a aproximação do Natal e o aumento das compras de presentes, especialmente para crianças, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça orientações para que pais e responsáveis escolham brinquedos adequados e seguros. A atenção às recomendações de segurança pode prevenir engasgos, quedas, cortes e até intoxicações.

Como escolher brinquedos seguros

Ao escolher um brinquedo, a orientação principal é verificar se o produto possui o Selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deve estar visível na embalagem, em etiqueta fixada ou no próprio brinquedo. Esse selo confirma que o item foi testado e aprovado e sua autenticidade pode ser conferida no site oficial do Inmetro.

Além do selo, a embalagem deve conter informações obrigatórias em português, como CNPJ e endereço do fabricante ou importador, data de fabricação do produto, detalhes sobre o conteúdo, instruções de uso e montagem e idade recomendada para utilização. Esses elementos asseguram que o brinquedo passou por testes e segue padrões de segurança necessários para proteger a criança.

Também é fundamental observar se o produto é adequado à idade, habilidades e nível de desenvolvimento da criança. Para menores de três anos, recomenda-se evitar brinquedos com partes pequenas que possam se soltar ou ser engolidas.

Leia o manual, observe as advertências e riscos indicados, ensine a criança sobre o uso correto e mantenha supervisão durante a brincadeira.

Compre em comércio formal e sempre exija a nota fiscal do produto. Caso a compra seja online, escolha sites confiáveis. Por lei, o site não é obrigado a exibir selos ou etiquetas no anúncio, mas as informações de certificação devem ser apresentadas de forma clara.

“Antes de comprar, sempre confira a classificação indicativa na embalagem. Ensine o uso correto e mantenha a supervisão sempre, a prevenção começa na atenção”, destacou o capitão do CBMMT, BM Leonardo Cuiabano Kunze.

Onde e como reclamar

Caso ocorra algum problema na compra de produtos ou serviços e não consiga resolver diretamente com o lojista, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo de sua residência para buscar orientação ou registrar sua reclamação. Também é possível utilizar o PROCON+, disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.



Fonte Jornal de Mato Grosso

Leia mais

Rolar para cima