1:22 PM
8 de dezembro de 2025

O que se sabe sobre o roubo das obras de Matisse e Portinari em São Paulo

O que se sabe sobre o roubo das obras de Matisse e Portinari em São Paulo

PUBLICIDADE


As gravuras de Matisse que foram roubadas

Crédito, Instagram/BMA

Legenda da foto, Foram levadas oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Em ação criminosa ocorrida na manhã de domingo (7/12) dois bandidos armados invadiram a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e roubaram obras do francês Henri Matisse (1869-1954) e do brasileiro Candido Portinari (1903-1962).

Foram levadas oito gravuras do primeiro e cinco do outro, segundo informou, em nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade. As obras faziam parte da exposição Do Livro Ao Museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, que se encerrava no domingo.

De acordo com a administração municipal, as gravuras, assim como todas as obras expostas, contavam com seguro. O prefeito Ricardo Nunes declarou, no domingo, que os criminosos foram identificados pelas câmeras de segurança e estão sendo procurados pela polícia.

Um funcionário da pasta afirmou à reportagem que, pelas imagens colhidas pela câmera, fica claro que os bandidos sabiam exatamente quais gravuras pretendiam levar. A ação foi rápida. Todas as obras subtraídas estavam no mesmo setor da exposição.

De acordo com o servidor, que pediu para não ter seu nome divulgado, tudo indica que os autores do roubo tenham visitado anteriormente a exposição pelo menos uma vez. A mostra entrou em carta no dia 4 de outubro, com entrada gratuita. E os trabalhos de Matisse e de Portinari foram amplamente divulgados como destaques.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima