1:11 AM
9 de dezembro de 2025

Folha lança segunda edição do Prêmio Todas com a Alandar – 08/12/2025 – Tec

Folha lança segunda edição do Prêmio Todas com a Alandar – 08/12/2025 – Tec

PUBLICIDADE


Pelo segundo ano consecutivo, a Folha celebra mulheres brasileiras que se destacam em suas áreas de atuação com o Prêmio Todas. Neste ano, em parceria com a consultoria Alandar, o foco são as lideranças femininas em tecnologia.

As vencedoras em dez categorias são Luana Génot, em Inteligência artificial; Dani Junco, em Economia digital; Nina Santos, em Democracia, informação e liberdade de expressão; Camila Achutti, em Capacitação e formação em tecnologia; Ana Villela, Isabella Henriques e Maria Mello, do Instituto Alana, em Infância e adolescência online; Fernanda Ribeiro, em Conectividade e inclusão digital; Julia Shimbo, em Sustentabilidade; Tatiana Coelho de Sampaio, em Desenvolvimento e pesquisa; Daniela Madeira, em Governo digital; e Lilian Cintra, em Inovação e políticas para o futuro digital.

A ministra Cármen Lúcia, única mulher presente no STF (Supremo Tribunal Federal) hoje e atual presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é a homenageada desta edição por sua trajetória pública marcada pela defesa da democracia, da liberdade e da cidadania. O reconhecimento reforça a conexão entre instituições democráticas e a construção de um ecossistema tecnológico mais justo e equilibrado.

As ganhadoras foram votadas por um júri composto por dez representantes da Folha e dez indicadas pela Alandar. Do jornal, são Ana Estela de Sousa Pinto, secretária de Redação, Camila Marques, secretária de Redação, Carol Conway, diretora de assuntos regulatórios e institucionais do UOL, Dani Braga, editora de Inteligência Artificial, Débora Melo, editora–assistente de Saúde e Todas, Flavia Lima, secretária–assistente de Redação, Lorena Hakak, colunista da Folha, Patricia Campos Mello, repórter especial, Patrícia Pimenta, gerente de produto, e Vitória Macedo, jornalista.

As juradas sugeridas pela consultoria são Alana Rizzo, líder de políticas públicas do YouTube, Bruna Santos, diretora do Interamerican Dialogue – Brazil Program, Daniele Kleiner, sócia-fundadora da Alandar, Margareth Goldenberg, gestora executiva do movimento Mulher 360, Marina Pita, diretora na Secom da Presidência da República, Natália Paiva, sócia- fundadora da Alandar, Nayana Rizzo, diretora de políticas públicas da AWS, Nina da Hora, cientista da computação e pesquisadora, Sil Bahia, codiretora–executiva do Olabi, e Veronica Deviá, head de comunicação da Alandar.

O processo para escolher as vencedoras passou por uma curadoria da Folha e da Alandar, que sugeriu 49 nomes de profissionais que são referências nas áreas das dez categorias do prêmio. Além dessas mulheres, as juradas tiveram liberdade para indicar nomes que estivessem fora da lista. A contagem dos votos foi feita pela equipe de Todas.

A Alandar Políticas Públicas é uma consultoria fundada por Natália Paiva e Daniele Kleiner dedicada a construir pontes entre setor público, privado e social na fronteira da tecnologia, incluindo temas relacionados a conectividade, privacidade, inteligência artificial e infraestrutura digital.

“Este prêmio em parceria com a Folha nasce da perspectiva de que o futuro digital passa por uma participação crescente de líderes mulheres no desenvolvimento de produtos e serviços, na formulação de políticas públicas que os regulam e no avanço da ciência nacional”, afirma Paiva.

A iniciativa Todas é um projeto do jornal que surgiu em outubro de 2023 com o objetivo de aumentar a cobertura sobre saúde, carreira, política, cultura, autocuidado e moda do ponto de vista das mulheres.

Em 2024, quando completou um ano, foi criado o Prêmio Todas, que elegeu profissionais de oito áreas do conhecimento. A ginasta Rebeca Andrade venceu em Esporte e como Personalidade do Ano; Eliana Sousa Silva, diretora fundadora da Redes da Maré, em Educação; a deputada federal Erika Hilton em Política Pública; a escritora Conceição Evaristo em Cultura; a economista Elbia Gannoum em Energia Limpa; a médica Ludhmila Hajjar em Saúde; a pesquisadora Jaqueline Goes de Jesus em Ciência e Tecnologia; e a economista Regina Madalozzo em Economia.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima