4:16 AM
10 de dezembro de 2025

Ministério da Saúde divulga quem irá receber primeiro nova vacina contra a dengue

Ministério da Saúde divulga quem irá receber primeiro nova vacina contra a dengue

PUBLICIDADE



O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta terça-feira (9) a estratégia de imunização para a vacina contra a dengue. A partir de 2026, vacinas devem ser aplicadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em trabalhadores de saúde da atenção primária e adultos com 59 anos, gratuitamente.

Conforme a produção for ampliada, a aplicação da vacina será aberta para o público geral mas ainda não há data para isso. Por ora, as primeiras 1,3 milhão de doses serão aplicadas nos trabalhadores da saúde e devem ser disponibilizadas até o final de janeiro

O público prioritário foi definido em uma reunião conjunta da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), órgão do Ministério da Saúde.

+Leia também: Vacina do Butantan contra a dengue: como funciona e quando deve estar disponível

Vacina brasileira é primeira em dose única contra dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou o imunizante nessa segunda-feira (8). Os estudos apresentados se somam às avaliações da Anvisa para demonstrar a segurança e eficácia da vacina: o imunizante teve eficácia de 74,7% contra dengue sintomática na faixa dos 12 aos 59 anos; e de 89% contra formas graves da doença.

Os trabalhadores da saúde que devem receber a vacina ainda no início de 2026 são enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a porta de entrada para atendimento no SUS.

Continua após a publicidade

Em seguida, serão vacinadas pessoas com 59 anos de idade. Com o aumento da produção, o grupo será ampliado para as demais faixas etárias, até contemplar toda a população de 15 até 59 anos de idade.

A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue produzida por um laboratório brasileiro – o Butantan. Ela é também a primeira contra a doença a ser aplicada em dose única. A vacina é tetravalente: protege contra quatro sorotipos do vírus em uma única dose.

Parte das doses também vai para um teste de vacinação em massa em Botucatu, São Paulo. Esta diretriz visa avaliar como a dinâmica da dengue frente a uma vacinação em massa com o imunizante.

Continua após a publicidade

Adolescentes seguem recebendo vacina Qdenga

O Sistema Único de Saúde (SUS) já contava com uma vacina, fabricada pelo laboratório japonês Takeda: a Qdenga. Aplicada em duas doses, o SUS já destina o imunizante para adolescentes de 10 a 14 anos desde 2024.

O Brasil foi o primeiro país a incorporar o imunizante que protege da dengue na rede pública. Mais de 7,4 milhões de doses já foram aplicadas nesse grupo etário, e mais 9 milhões estão garantidos para 2026.

Essa vacina seguirá sendo aplicada mesmo com a incorporação do imunizante nacional Butantan-DV no SUS.

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima