3:38 PM
12 de dezembro de 2025

Como o machismo deixa ‘cicatrizes’ no cérebro das mulheres

Como o machismo deixa ‘cicatrizes’ no cérebro das mulheres

PUBLICIDADE


Mulher com olhar triste

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisas indicam que o sexismo sutil que invade o dia a dia pode ter efeitos psicológicos duradouros, chegando a reduzir partes do cérebro das mulheres

Se você já foi assediada na rua tarde da noite, certamente conhece a reação de estresse que isso pode causar. Seus mecanismos de defesa podem ser ativados e deixar você se sentindo fisicamente abalada e vulnerável.

Todas as minhas amigas já tiveram essa experiência. E todas nós, em algum momento da vida, já fomos para casa no escuro, segurando as chaves nas mãos.

Eu mesma cheguei a ter aulas de caratê na universidade, para o caso de acontecer o pior. E, com muito treino, aprendi a derrubar um oponente no chão e atingir o ponto de pressão certo para causar dor.

Mas, quando a atenção sexual indesejada não é uma ameaça direta, ela muitas vezes passa ignorada, o que não significa que não haverá um efeito psicológico duradouro.

Pesquisas recentes indicam que os próprios atos diários de sexismo podem trazer repercussões que atingem toda a vida e o próprio corpo das pessoas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima