6:48 PM
18 de dezembro de 2025

Parque Nacional do Superagui ganha trilha bimodal no PR – 17/12/2025 – É Logo Ali

Parque Nacional do Superagui ganha trilha bimodal no PR – 17/12/2025 – É Logo Ali

PUBLICIDADE


Foi inaugurada, no último sábado (13) a primeira trilha bimodal dentro do Parque Nacional do Superagui, no litoral norte do Paraná. Com 15 quilômetros de extensão, a Trilha do Ararapira é um dos três trechos que compõem a Travessia do Superagui, um percurso de aproximadamente 40 quilômetros que permite cruzar toda a ilha de Superagui de norte a sul (ou vice-versa).

A travessia completa é formada pelos trechos Trilha do Ararapira (15 km), Praia Deserta (21 km) e Trilha da Praia Deserta (3 km), conectando praias isoladas, áreas de mata e comunidades tradicionais. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Gestão Integrada Antonina–Guaraqueçaba do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pelo planejamento técnico e pela ampliação das oportunidades de uso público no parque.

“A trilha é o primeiro atrativo turístico estruturado e sinalizado aberto à visitação pública desde a criação do Parque Nacional do Superagui, há 36 anos”, afirma Wagner Cardoso, analista ambiental do ICMBio e coordenador da iniciativa. O percurso foi planejado para ser bimodal, ou seja, usado tanto por caminhantes quanto por ciclistas. “A trilha estruturada permite que diversos perfis de visitantes conheçam as belezas cênicas e a rica biodiversidade do parque, gerando um sentimento de pertencimento e valorização deste patrimônio natural protegido pela unidade de conservação”, completa.

Com investimento de R$ 2 milhões financiados pelo Programa BLP (Biodiversidade Local do Paraná), a nova trilha incluiu sete pontes suspensas, passarela, sinalização completa e conecta três comunidades caiçaras. Além disso, como conta Camile Lugarini, representante do ICMBio no Conselho Gestor do BLP, “a unidade conserva ambientes únicos do estado, como o que abriga o mico-leão-da-cara-preta, e o papagaio-de-cara-roxa”.

Criado em 1989, o parque ocupa uma área de aproximadamente 34 mil hectares e é “o único parque federal do litoral do Paraná que tem uma extensa praia arenosa, além de manguezais e comunidades tradicionais no seu interior e no entorno”, explica Camile.

Além do BLP, o parque tem apoio do projeto Grande Reserva Mata Atlântica, que desenvolveu as pegadas de sinalização dentro do padrão adotado pela Rede Brasileira de Trilhas, e que permite a visitação autoguiada —apesar de os gestores recomendarem a contratação de guias locais, como forma de fortalecer a economia comunitária e conhecer melhor as histórias preservadas pelas comunidades da região.

Mesmo sendo uma trilha razoavelmente curta, há possibilidade de pouso e acampamento, “tanto na Barra do Superagui, maior comunidade da ilha, como nos campings da praia Deserta e o da Dona Rosa, que pertence a uma família muito antiga e que vinha sendo usado desde a década de 90, e que estamos trabalhando para estruturar melhor, sempre dentro das regras de manejo do parque”, diz Camile.

Ressaltando que não há previsão de qualquer cobrança dentro do parque, Camile explica que o principal objetivo da estruturação da unidade é permitir que as comunidades tradicionais dali tenham uma atividade econômica sustentável de apoio ao visitante.

Sem grandes dificuldades técnicas ou altimetria acentuada, a trilha tem tudo para receber público de todos os perfis. Camile só alerta os interessados para prestarem atenção nas marés, afinal se trata de uma unidade praiana. “Quando a maré está muito alta, é difícil passar pela trilha na área da praia”, avisa. Outro conselho que ela dá é tomar cuidado, principalmente no mês de novembro, “mês de butuca”, e em todos os períodos com outros bichos naturais da mata atlântica. “Fora isso, é garantir muita hidratação, protetor solar e muito, mas muito repelente”, aponta ela.

O acesso à Trilha de Ararapira pode ser feito saindo de Paranaguá (PR) em táxis náuticos que levam até a comunidade de Bara do Superagui, de onde se inicia o trajeto rumo ao norte pela praia Deserta, ou pelo norte da ilha, aonde também chegam barcos até a comunidade de Ararapira pelo canal do Varadouro, na divisa com o estado de São Paulo. De lá, pode-se seguir rumo à praia Deserta e à Barra do Superagui, no sentido norte-sul.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima