A cantora espanhola Rosalía escolheu o Frontão de Beti Jai, em Madri, como cenário para o lançamento de seu novo disco, intitulado Lux. O local recebeu as gravações de uma entrevista para o The Zane Lowe Interview como parte da divulgação. O programa está disponível na Apple Music.
Beti Jai é um dos edifícios mais singulares da história da capital espanhola e foi declarado Monumento Nacional em 1991. A estrutura é uma espécie de “estádio” que sediou partidas de pelota basca, um esporte praticado na cidade desde o século 19.
Frontão de Beti Jai é herança do esporte em Madri
O Frontão de Beti Jai foi projetado em 1891 pelo arquiteto Joaquín Rucoba, o mesmo responsável por projetos como o Teatro Arriaga, a Prefeitura de Bilbao e o Mercado de Atarazanas em Málaga. O nome da construção vem da língua euskera, do País Basco, e significa “sempre festa”.
A estrutura foi inaugurada em 1894 para receber partidas de jogos de pelota basca, um esporte que surgiu durante a Idade Média, na região entre a França e o País Basco. A prática é similar ao basebol e o squash e consiste no arremesso de uma bola com uma cesta ou um bastão de madeira contra uma parede. Por isso, Beti Jai tem um enorme paredão em seu interior.
Em 1904, o uso do local como espaço de treinamento foi solicitado pelo Ministério da Aeronáutica da Espanha. Depois desse acontecimento, o frontão passou a ser utilizado para outros fins e em 1919 parou definitivamente de receber partidas. Ali já funcionaram garagens, oficinas e feiras.
Foi só no fim do século 20 que o lugar despertou atenção novamente, momento no qual a sociedade de Madri passou a reunir esforços para a sua recuperação. Uma restauração completa do Frontão de Beti Jai foi realizada entre 2019 e 2024, data em que o monumento reabriu para visitas do público.
Como visitar o Frontão de Beti Jai
Declarado pela Comunidade de Madri como Bem de Interesse Cultural, em 2011, o Frontão de Beti Jai possui elementos da arquitetura neomudejar em seus balcões e decorações. O movimento arquitetônico tipicamente espanhol surgiu no final do século XIX e recupera estilos antigos.
Após o processo de restauro, hoje o local funciona como um centro cultural e está aberto para visitas livres e guiadas. Por lá, é possível saber mais mais sobre a prática da pelota basca, a história social do esporte e da cidade de Madri.

Serviço
Onde? Rua Marqués de Riscal, 7.
Quando? De terça-feira a domingo, das 10h às 14h entre 1 outubro e 14 junho; e das 10h às 18h entre 15 de junho e 30 de setembro. Nos dias 25 de dezembro, 1 e 6 de fevereiro, a atração fica fechada.
Quanto? A visita é gratuita.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


