12:09 AM
23 de dezembro de 2025

Augusto Heleno: Moraes autoriza prisão domiciliar do general por diagnóstico de Alzheimer

Augusto Heleno: Moraes autoriza prisão domiciliar do general por diagnóstico de Alzheimer

PUBLICIDADE


Heleno caminhando, de perfil, com olhar apreensivo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Segundo a defesa de Heleno, general teve diagnóstico definitivo de Alzheimer confirmado em janeiro

    • Author, Mariana Alvim
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo
  • Tempo de leitura: 3 min

Em decisão que chamou de “excepcionalíssima”, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (22/12) que o general Augusto Heleno saia da prisão e cumpra em casa sua pena por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Moraes afirmou que uma perícia realizada pela Polícia Federal (PF) comprovou que Heleno sofre de estágio inicial de demências, incluindo a Doença de Alzheimer.

O ministro do STF — relator da ação penal que condenou Augusto Heleno, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais seis pessoas em setembro por tentativa de golpe — colocou algumas condições para que Heleno cumpra a prisão domiciliar, sob risco, em caso de violação, de voltar ao regime fechado.

O general do Exército deverá usar tornozeleira eletrônica e entregar seu passaporte. Além disso, fica impedido de se comunicar por meio de telefones, celulares e redes sociais, além de não por receber visitas — com exceção de seus advogados, equipe médica e pessoas previamente autorizadas pelo STF.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima