11:50 AM
24 de dezembro de 2025

Ceia saudável: aprenda a montar uma refeição equilibrada no Natal

Ceia saudável: aprenda a montar uma refeição equilibrada no Natal

PUBLICIDADE



Ler Resumo

A chegada do final do ano é um momento de festa e os brasileiros apreciam uma mesa farta para curtir as celebrações desta época. Mas você já reparou como a nossa cultura é rica em ingredientes naturais para esse momento?

Por isso, o aparente desafio para manter a dieta pode se transformar num ótimo roteiro para uma ceia de Natal deliciosa e nutritiva. O mais importante é evitar a comilança exagerada e acertar alguns detalhes, mas ainda é possível aproveitar todos os pratos e garantir um ótimo momento em família. Confira algumas dicas para preparar a mesa no fim de ano.

+Leia também: Exagerou na ceia de Natal? Saiba como minimizar efeitos no corpo

Alimentos nutritivos são a chave de uma boa ceia

Para elaborar um jantar completo, considere preparar opções de couvert, entrada, prato principal e uma sobremesa. É importante pensar em opções de bebidas também.

Couvert ou antepasto

Os aperitivos iniciais pode ser combinados com a entrada e servem para fornecer opções de petisco enquanto o prato principal não fica pronto. Para esse momento, palitinhos de vegetais e patês naturais são uma ótima pedida.

Os palitinhos podem ser de cenoura, pepino ou manga. Já os patês podem incluir preparados com ervas ou hummus

Entrada

Na entrada, opções leves em boa quantidade contribuem para a sensação de saciedade e ajudam a não exagerar com o prato principal. Aqui vale fazer espetinhos de frutas como ameixa, morango e abacaxi, ricas em fibras e nos antioxidantes que fazem bem à saúde.

Continua após a publicidade

Se optar por salgados, um espetinho de queijo de búfala com tomates cereja também pode ser uma ótima alternativa. Tempere com ervas finas e azeite, sem abusar do sal.

Uma boa salada também pode cumprir o papel de entrada. Além de alface e rúcula, ingredientes interessantes para adicionar são o próprio queijo de búfala, queijo minas ou ricota em cubinhos, molho de manga e grãos de quinoa.

Enquanto a manga adiciona vitamina C e antioxidantes ao prato, a quinoa é uma excelente fonte de proteínas vegetais e aminoácidos essenciais. Vale usar nozes ou amendoim sem casca para trazer crocância e ômega 3 à receita.

Prato principal

Como prato principal, muito se fala no famoso peru de Natal. Na verdade, no Brasil é muito comum o consumo do chester, um tipo de frango geneticamente modificado. O ponto positivo em relação ao chester é que você já vai estar consumindo uma carne branca, mas é preciso atenção em relação aos produtos prontos, pois estes podem ter alto teor de sódio e conservantes.

Continua após a publicidade

Confira o rótulo e, se puder, prefira adquirir a ave e temperar por conta própria.

Outro famoso protagonista do Natal brasileiro é o tender, uma peça de pernil suíno. Neste caso, também vale a dica em relação ao sal e tempero.

Se estiver a fim de alternativas a esses pratos mais comuns, um assado de frango e até um bom peixe podem ser mais econômicos e igualmente saborosos. Vale temperar com orégano, alecrim ou manjericão e até fazer uma marinada cítrica com suco de limão ou de laranja, garantindo um sabor diferenciado.

Para complementar, o arroz à grega vai bem e não traz nenhuma surpresa, bem como um prato de lentilha. As frutas secas agregam nutrientes que podem contribuir na saúde do coração, enquanto o grão é rico em proteínas e fibras.

Continua após a publicidade

Sobremesas saudáveis de Natal

A hora da sobremesa pode parecer a mais perigosa para a dieta, especialmente no fim de ano. O segredo é abusar das frutas, evitar o açúcar em excesso e os adoçantes industrializados. Uma opção interessante é o pudim de chia com frutas vermelhas, trazendo sabor e consistência ao prato.

A salada de frutas é um clássico bem simples de fazer de acordo com a sua predileção. Ambos podem ser complementados pelas frutas secas, como passas, amêndoas e damasco.

Se você curte as frutas em calda, atenção para o volume de açúcar no preparo e, caso compre as versões prontas, também para os ingredientes ultraprocessados. 

Por fim, não esqueça das bebidas para a festa. É bacana deixar as opções alcoólicas para o fim da celebração ou complementar as taças com alguma frutinha. Lembre-se que essa é uma época do ano bem quente, então manter a hidratação é fundamental.

Continua após a publicidade

Para isso, a água saborizada com frutas e ervas é uma alternativa bacana – desde que bem gelada! Se quiser inovar, um belo ponche de Natal pode ser uma receita bacana e bem saborosa para ficar curtindo a noite. Considere utilizar laranja, morango e maçã-verde para o preparo, enquanto alecrim e hortelã completam o sabor.

 

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima