
Quem gosta de observar o vai e vem dos aviões nos aeroportos vai pirar na Maho Beach, na pequena ilhota caribenha de São Martinho. O local é famoso pelas fotos e vídeos de aeronaves comerciais de grande porte passando poucos metros acima da praia.
O fenômeno acontece graças à proximidade do local com o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, principal porta de entrada da ilha e hub de conexão com os outros arquipélagos das proximidades, como Anguilla, São Bartolomeu, Dominica e Porto Rico.
A “praia dos aviões”
Maho Beach está localizada na região sul de São Martinho, bem no coração do Caribe. A ilha tem pouco mais de 95 km² e menos de 80 mil habitantes, mas se tornou uma das mais famosas do mundo graças a este inusitado fenômeno aéreo.
São Martinho, por sua vez, é dividida em dois países. Ao norte, o território é francês e se chama Saint-Martin. Já a parte sul, onde fica Maho Beach, pertence aos Países Baixos e tem o nome traduzido para Sint Maarten.
Tal como em outros arquipélagos caribenhos, as águas cristalinas do mar e a praia de areia branquinha proporcionam uma paisagem deslumbrante para relaxar, embora durante o dia o clima seja mais de aventura na Maho Beach.
O agito é garantido pelos pousos e decolagens do aeroporto nas proximidades, responsável pela passagem de grandes aviões bem pertinho da praia. As possibilidades para fotos e vídeos são inúmeras, a depender da criatividade dos turistas.
Cuidado com o jato de vento
Apesar da fama e da emoção provocadas pela proximidade dos voos com a praia, um fenômeno perigoso também chama atenção: são as “jet blasts”, enormes ondas de vento causadas pelos pousos e decolagens dos aviões.
Em 2017, uma turista morreu após ser lançada contra uma estrutura pela força do vento. Por essa e outras razões, várias placas de aviso estão espalhadas por São Martinho alertando sobre o perigo de se aproximar da cerca do aeroporto.
Mesmo assim, muitos registros na internet mostram as pessoas se pendurando por lá e levando o impacto da rajada de vento. Melhor evitar a prática e curtir o espetáculo de forma segura, já que opções não faltam. Para assistir à passagem dos voos por ali, é possível escolher um ponto bem confortável na areia da praia ou mesmo dentro da água.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


