10:43 PM
24 de dezembro de 2025

Natal: por que alguns cristãos não comemoram a data?

Natal: por que alguns cristãos não comemoram a data?

PUBLICIDADE


Presépio mostra nascimento de Jesus

Crédito, Getty Images

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled, para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 9 min

Se é praticamente consenso que Jesus existiu enquanto figura histórica, da mesma forma se entende que a data de seu nascimento é incerta.

Não há nenhum documento ou texto antigo no qual conste o aniversário dele e o 25 de dezembro é, mais do que invenção, a ressignificação de antigas festividades.

Este é um dos argumentos que fazem com que alguns cristãos não celebrem o Natal, ao contrário de católicos e da maioria dos protestantes que fazem da data um importante dia religioso.

“Os Adventistas do Sétimo Dia não têm uma posição clara sobre a celebração. Algumas igrejas celebram, outras não. Entre os [evangélicos] pentecostais também varia. Há comunidades que celebram o Natal e há as que não o fazem. As igrejas mais modernizadas costumam celebrá-lo”, comenta à BBC News Brasil o sociólogo Edin Sued Abumanssur, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“Em geral, os que não celebram dizem que se trata de uma festa pagã. A origem, de fato, é pagã, mas o cristianismo incorporou muitas festas pagãs em seu processo de expansão”, explica ele. “Outros dizem que a data do nascimento de Jesus é incerta e não veem motivo para a festa no dia 25 de dezembro.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima