11:34 PM
24 de dezembro de 2025

Candidato de Trump é eleito em Honduras após semanas de incertezas e acusação de fraude

Candidato de Trump é eleito em Honduras após semanas de incertezas e acusação de fraude

PUBLICIDADE


Nasry Asfura.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O conservador Nasry “Tito” Asfura foi declarado vencedor das eleições de Honduras nesta quarta

  • Tempo de leitura: 3 min

O candidato conservador Nasry “Tito” Asfura, apoiado publicamente por Donald Trump, foi declarado vencedor da eleição presidencial de Honduras nesta quarta-feira (24/12), após uma controversa apuração dos votos que se arrastou por mais de três semanas.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou o resultado, encerrando um processo marcado por falhas tecnológicas e acusações de fraude desde que os hondurenhos foram às urnas em 30 de novembro.

Com 40,27% dos votos, o candidato do Partido Nacional derrotou por uma pequena margem Salvador Nasralla, do Partido Liberal, que obteve 39,39%, segundo a contagem final. Nasralla denunciou fraude e rejeitou o resultado.

A candidata do LIBRE, partido governista de esquerda, Rixi Moncada, ficou em terceiro lugar com 19,19% dos votos, em um resultado interpretado como um grande revés para o governo de Xiomara Castro.

Celebração versus acusações de fraude

Após a divulgação dos resultados oficiais, Asfura publicou uma mensagem nas redes sociais na qual se declarou pronto para governar e prometeu não decepcionar os cidadãos. Em seu comitê de campanha, apoiadores comemoraram o anúncio, enquanto protestos de grupos de oposição ainda podiam ser ouvidos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima