
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão digital em 2025 por meio do programa Recytec.
Ao longo do ano foram doados 310 computadores recondicionados a entidades públicas e privadas. Também neste ano, 370 alunos se formaram em cursos na área de informática através de capacitações ofertadas pelo programa.
O Recytec, ou programa de Recondicionamento de Computadores, é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através de uma parceria da Seciteci com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro e o Governo Federal.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, explica que a iniciativa visa enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso.
“O apoio ao trabalho da Recytec é uma das principais missões da Seciteci. Esse é um programa fantástico que, além de fazer o reaproveitamento ou descarte adequado desses resíduos que poderiam acabar na natureza, forma jovens e adultos em diversas áreas, qualificando esses cidadãos para agregar ao mercado de trabalho mato-grossense”, afirma Allan.
A coleta dos resíduos é feita através de campanhas de doações e participações em eventos de todo o estado. São recolhidas anualmente toneladas de lixo eletrônico que posteriormente são descartados de forma apropriada ou reutilizados nos cursos do projeto.
Em 2025, o Recytec coletou mais de 25 toneladas de resíduos eletrônicos. Desde 2022, já foram mais de 1.200 computadores doados para cerca de 979 entidades públicas e privadas de 27 municípios.
“Ao longo desses anos, o programa Recytec tem mantido um compromisso firme e responsável com a sociedade. Não apenas coletamos o lixo eletrônico, recuperamos equipamentos, recondicionamos computadores e destinamos a diversas instituições que precisam de inclusão digital. Assim, promovemos transformação social de forma concreta, aproximando tecnologia, educação e sustentabilidade”, destaca o coordenador do programa, Alexandre César Monteiro.
As capacitações geralmente são realizadas pelo projeto na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (ETEC), porém neste ano a oferta expandiu, com cursos sendo realizados em outras cidades, como Chapada dos Guimarães, e em parcerias com associações de bairro.
Washington Xavier, presidente do bairro Sen. Jonas Pinheiro III, foi um dos parceiros da Recytec na oferta de cursos na sua região. Segundo ele, a parceria foi muito gratificante.
“A Seciteci está levando conhecimento e dando possibilidade para as pessoas da nossa comunidade e outras terem uma perspectiva melhor de trabalho e estudo”, afirma.
Em 2025 também foram promovidos cursos novos. Além dos tradicionais em informática e reparo de celulares, o programa expandiu a oferta com capacitação em inteligência artificial e design gráfico.
A equipe do Recytec compromete-se a capacitar os estudantes apresentando os alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas às instituições.
Ana Alice, de 17 anos, foi uma das estudantes do curso de informática intermediária do projeto. A ex-aluna elogiou a qualidade do curso e as competências dos professores que ministram as aulas.
“Eu até já sabia algumas coisas da área, mas aprendi mais e o diferencial do curso que é a certificação. O certificado irá me ajudar muito na hora de conseguir um emprego”, completa Ana.
Fonte Jornal de Mato Grosso


