1:54 PM
25 de dezembro de 2025

Guerra na Ucrânia: o ‘trem do amor’, no qual ucranianas visitam seus maridos que lutam contra a Rússia

Guerra na Ucrânia: o ‘trem do amor’, no qual ucranianas visitam seus maridos que lutam contra a Rússia

PUBLICIDADE


Um homem fardado abraça uma mulher em uma estação de trem.

Crédito, Matthew Goddard/BBC

Legenda da foto, Às vezes, elas viajam centenas de quilômetros para poder vê-los

    • Author, Mariana Matveichuk
    • Role, BBC News Ucrânia
  • Tempo de leitura: 6 min

Sasha está viajando em um trem noturno que atravessa uma zona de guerra. A jovem de 22 anos está no chamado “trem do amor”, que parte da capital ucraniana, Kiev, para encontrar o homem que ama em Kramatorsk, uma cidade na região de Donetsk, no leste do país. O reencontro será muito aguardado, mas também breve.

Tomando seu café da manhã, Sasha conta à BBC News: “Não estou preocupada comigo, mas com meu marido. No momento, ele está saindo de seu posto.”

A viagem é exaustiva e muito perigosa, mas para Sasha, vale a pena o esforço. “A viagem de ida pode ser longa, mas é cheia de esperança. No entanto, a viagem de volta é mais difícil”, diz ela.

Desde 5 de novembro de 2025, a empresa ferroviária ucraniana suspendeu os serviços de trem em Donetsk devido à intensificação dos ataques à infraestrutura ferroviária. Agora, o trem não para em Kramatorsk, mas em uma pequena cidade a duas horas de ônibus.

“E durante essa transferência, tudo pode acontecer”, diz Sasha. “Mas é bom que os trens ainda estejam funcionando, porque isso nos dá esperança”, acrescenta.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima