6:17 PM
26 de dezembro de 2025

“Eu acreditei, quando ninguém acreditou”: conheça Virgínia Gonçalves, a empresária que ergueu seu empreendimento do zero | ASN Mato Grosso

“Eu acreditei, quando ninguém acreditou”: conheça Virgínia Gonçalves, a empresária que ergueu seu empreendimento do zero | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Era para ser mais um dia comum na rotina da farmacêutica Virgínia Gonçalves, então funcionária de uma empresa, em Cuiabá. Durante o expediente, ela conheceu uma colaboradora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em uma conversa informal, ouviu da consultora: “Você é muito proativa, deveria abrir uma empresa”.

A frase a pegou de surpresa. Ela, futura empresária do ramo farmacêutico, reagiu com espanto: “Empresária? Eu? Impossível! Ainda estou pagando meu Fies” – o Fies é um programa de financiamento estudantil do Governo Federal destinado a quem deseja cursar o ensino superior em instituições privadas.

Primeiros passos…

Depois de superar o impacto da sugestão, Virgínia refletiu melhor, encheu-se de coragem e decidiu tentar ser uma empreendedora. Sua primeira parada foi no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). “Fui com meu esposo ao Sebrae/MT e disse ao consultor: não tenho dinheiro. Ele me orientou sobre o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste)”, lembra.

Ela conta que foi orientada a observar, durante uma semana, a movimentação da Avenida Getúlio Vargas, local escolhido para abrir o primeiro negócio na capital mato-grossense. A partir daí, mergulhou nos cursos e consultorias oferecidos Sebrae Mato Grosso, na época chamado de Sebrae Próprio. “Fiz todos os programas: caixa, contratação, RH, não perdia um, tudo o que ensinavam, eu anotava tim-tim por tim-tim”, recorda.

Esse aprendizado foi essencial para que a farmacêutica desse, com segurança, seus primeiros passos rumo ao empreendedorismo. “Então, abri minha primeira farmácia de manipulação”.

Salto para o sucesso:

Assim nasceu a Farmácia de Manipulação CriAtiva, inicialmente com apenas dois funcionários. Cinco anos depois, a empresária Virgínia já havia recuperado todo o investimento e precisou ampliar a recepção para atender à crescente demanda.

Vírginia, como farmacêutica e empresária, desenvolveu suas próprias fórmulas de suplementação

Hoje, o negócio segue em ritmo acelerado. São duas unidades em Cuiabá, uma especializada em fórmulas para humanos e outra voltada para pets. Virgínia lidera uma equipe com cerca de 60 profissionais, sendo que 80% deles são mulheres, incluindo seis farmacêuticas.

As unidades atendem clientes de todo o estado e oferecem uma linha própria de suplementos e cosméticos. Conquistas que enchem Virgínia de orgulho e responsabilidade, consolidando sua imagem como empreendedora determinada e visionária. “Sou muito orgulhosa da empresária que eu me tornei. Eu acreditei quando ninguém mais acreditou”, enfatiza.

Um sonho compartilhado:

As trajetórias de Virgínia e do Sebrae/MT seguiram juntas deste então. Ela faz questão de mencionar o impacto do Empretec – um seminário desenvolvido pela ONU e realizado no Brasil pelo Sebrae – em sua transformação empresarial. Ali aprendeu sobre comportamentos empreendedores e deu uma verdadeira virada de chave no negócio.

Sua história inspira outras mulheres, inclusive as próprias colaboradoras. Várias profissionais que passaram por suas empresas, incentivadas e orientadas por ela, também decidiram abrir seu próprio negócio.

Virgínia é uma empreendedora dinâmica, estratégica e movida pelo desejo constante de aprender. Ela participa de todas as oportunidades oferecidas pelo Sebrae Mato Grosso. Já integrou cerca de dez missões internacionais, com destinos como China, Japão, Dubai e Paris. Neste ano, também marcou presença na Feira do Empreendedor como expositora. “Eu definitivamente sou coração azul”, afirma. A expressão simboliza sua relação de integração, confiança e admiração pelo Sebrae/MT.

A empresária participou da Feira do Empreendedor 2025 expondo produtos no segmento da beleza



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima