Cidadãos brasileiros devem ter visto para entrar nos Estados Unidos. Para te ajudar no processo de tirar o documento, preparamos um guia passo a passo com as informações sobre tipos de visto, formulários, agendamento e entrevista. Prepare-se para dedicar no mínimo uma hora e meia para o processo, para salvar a página com uma frequência que você nem imaginava e para remoer no baú o seu histórico tanto de viagens quanto de vida. Em suma, arme-se de paciência.
Passo 1. Determine o tipo de visto que você quer para viajar para os Estados Unidos
O visto de turista comum é o B-2. Mas existem outros tipos. Para saber mais sobre isso e verificar em qual categoria o seu visto vai se encaixar, veja detalhes no site das embaixadas e consulados dos Estados Unidos no Brasil.
Passo 2. Preencha o formulário DS-160
Vistos de turismo, estudo, negócios e outros de não-imigrantes exigem o preenchimento do formulário DS-160. Clique aqui para preencher (em inglês). Se você não entende inglês, no problem: colocando o cursor em cima da pergunta, aparece a tradução em português.
Antes de iniciar o preenchimento, selecione a cidade onde você fará o processo de solicitação do visto americano. No Brasil, você pode escolher entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife. Depois, clique em “Start an Application”.
Importante: anote o número do seu formulário e a resposta à pergunta de segurança. Certifique-se também de que possui todas as informações que serão pedidas, como passaportes (o atual e, se tiver, antigos), contato no Brasil e endereço e telefone do local onde pretende ficar nos Estados Unidos.
Tudo isso facilita o preenchimento, já que é comum a página cair durante o processo. No final de cada página, há um botão que permite ir salvando as informações. Assim, se a página cair, você não perde todo o trabalho que teve até aquele momento. É só logar novamente com o número do seu formulário.
Nas primeiras etapas, o formulário solicita dados pessoais como nome e sobrenome, eventuais nomes anteriores, sexo, estado civil, data e local de nascimento, nacionalidade e número de RG ou CPF. Em seguida, são pedidas informações sobre a viagem, incluindo o tipo de visto, data prevista de chegada, tempo de permanência, endereço nos Estados Unidos e quem será responsável pelos custos.
O formulário também solicita informações sobre acompanhantes de viagem, histórico de entradas anteriores nos Estados Unidos, dados de contato, e, se houver, redes sociais, com indicação da plataforma e do nome de usuário.
Na sequência, devem ser informados os dados do passaporte – tipo, número, local e data de emissão, validade e eventuais perdas ou roubos – além de informações sobre os pais, possíveis parentes que vivam nos Estados Unidos e dados profissionais ou acadêmicos, como local de trabalho ou estudo, endereço, renda e descrição das atividades exercidas.
Por fim, o solicitante responde a um questionário de segurança. Algumas perguntas fazem referência a documentos ou situações que não se aplicam a brasileiros; nesses casos, deve-se selecionar a opção “Does Not Apply”. Qualquer erro, mesmo de digitação, pode levar ao reagendamento da entrevista. Você terá a chance de revisar as informações antes de enviá-las eletronicamente.

Passo 3. Pague a taxa MRV
Todos os requerentes devem pagar pela taxa MRV no valor de US$ 185 com exceção dos que estão aplicando pelo visto A (diplomatas e funcionários de governos estrangeiros) e G (funcionários de organismos internacionais). Dependendo do visto, podem haver taxas adicionais (como no de estudante). Para saber todas as taxas, consulte aqui.
Se pagar com boleto, deve saber que o consulado pode levar até três dias para confirmar o recebimento. Para mais rapidez, pague com cartão de crédito.
Está prevista ainda a cobrança de uma nova taxa, chamada Visa Integrity Fee, no valor de US$ 250, que será somada ao custo atual do processo. A cobrança ainda não tem data definida para começar.
Passo 4. Agende a entrevista
Você deve marcar seus agendamentos no site do governo americano sobre vistos para brasileiros, que também pode ficar indisponível de vez em quando. Se acontecer, tente novamente mais tarde ou em outro dia.
São dois agendamentos: um no Centro de Solicitação de Visto, para coletar as digitais e tirar foto, e outro no consulado, para a entrevista. Você pode remarcar a entrevista quantas vezes quiser.
Passo 5. Separe a documentação
Para não correr risco de perder a viagem ou ter o visto americano negado, cheque se você está com tudo o que precisa: passaporte (para brasileiros, deve ser válido pelo menos até o dia de retorno ao país de origem), página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160 e página de confirmação de agendamento.
Mas o entrevistador também pode pedir outros documentos. Por isso, é bom também levar cópias e originais de documentos que mostrem vínculos com o Brasil, como declaração de faculdade, comprovante de emprego, extratos bancários, imposto de renda, certidão de casamento, holerites e o que mais você achar que pode ser relevante no seu caso.
Passo 6. Compareça ao CASV e ao Consulado
No Centro de Solicitação de Visto, não adianta chegar com muita antecedência: a sua entrada só será liberada quando der o horário do seu agendamento. A unidade em São Paulo fica repleta de pessoas esperando na calçada, debaixo de sol e chuva, porque chegaram desnecessariamente cedo.
No consulado, a entrada é liberada em torno de meia hora antes do horário do seu agendamento. Não é permitido entrar com qualquer tipo de aparelho eletrônico no edifício, incluindo celulares e até mesmo fones de ouvido. No consulado em São Paulo, vários estabelecimentos em frente ao consulado possuem guarda-volumes: você tranca suas coisas lá dentro e leva a chave.
Passo 7. Retire o seu passaporte
Caso você passe na entrevista, o seu passaporte ficará no consulado para emissão do visto. Quando ele estiver pronto, você receberá um e-mail solicitando o agendamento para retirada do passaporte, o que deve ser feito pelo mesmo site do governo americano sobre vistos para brasileiros.
No dia da retirada, basta chegar poucos minutos antes do horário agendado com o RG ou a CNH.
Entrevista presencial e regras recentes
A maior parte dos solicitantes precisa passar por entrevista presencial. Portadores de visto B1/B2 podem ser dispensados em alguns casos, desde que cumpram critérios como validade recente do visto anterior e ausência de recusas, mas a decisão final cabe ao consulado.
Estudantes e intercambistas dos vistos F, M e J devem manter suas redes sociais públicas para análise durante o processo.
Endereços dos CASVs:
| Brasília | Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek – Mezanino – Brasília (DF) 71608-900 |
| Rio de Janeiro | Bossa Nova Mall – Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro, Rio de Janeiro (RJ) 20021-010 |
| São Paulo | Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana, São Paulo (SP) 04057-000 |
| Porto Alegre | Av. Assis Brasil, 1712 – Passo d’Areia, Porto Alegre (RS) 91010-004 |
Visto americano: como ir ao CASV da Vila Mariana de metrô
Endereços das Embaixadas e Consulados:
| Brasília | Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-010 |
| Recife | Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista – Recife (PE) 50070-065 |
| Rio de Janeiro | Av. Presidente Wilson, 147 – Castelo – Rio de Janeiro (RJ) 20030-020 |
| São Paulo | Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio – São Paulo (SP) 04709-110 |
| Porto Alegre | Av. Assis Brasil, 1889, Passo d’Areia – Porto Alegre (RS) 91010-004 |
Mais informações nos sites da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e no site oficial do governo dos EUA sobre vistos para brasileiros. Qualquer dúvida, entre em contato com os centros de atendimento.
Leia tudo sobre Estados Unidos
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen


