6:34 PM
29 de dezembro de 2025

Guerra na Ucrânia: as promessas de segurança de Trump para tentar encerrar conflito

Guerra na Ucrânia: as promessas de segurança de Trump para tentar encerrar conflito

PUBLICIDADE


O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em entrevista coletiva com o presidente americano Donald Trump em Palm Beach, Flórida, EUA, 28 de dezembro de 2025

Crédito, EPA

    • Author, Bernd Debusmann Jr
    • Role, De Washington DC para a BBC News
  • Tempo de leitura: 4 min

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que os Estados Unidos ofereceram à Ucrânia garantias de segurança por 15 anos, durante as discussões sobre um plano de paz revisado com o presidente americano Donald Trump.

A reunião ocorreu na Flórida (EUA), no último domingo (28/12). Trump afirmou que o acordo sobre este ponto está “perto de 95%” definido, mas o líder ucraniano disse que gostaria de ter garantias por até 50 anos.

Zelensky destacou questões territoriais e a usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, como as últimas questões não resolvidas. Ele pouco falou sobre o futuro da região de Donbas, contestada pela Ucrânia.

A Rússia rejeitou anteriormente trechos fundamentais do plano, mas, nesta segunda-feira (29/12), um porta-voz do Kremlin concordou com Trump que a paz está mais próxima, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

Dirigindo-se aos repórteres no resort de Trump em Mar-a-Lago, após a reunião de domingo, Zelensky afirmou novamente que, para ele, o acordo de paz como um todo está 90% definido. Ele havia mencionado o mesmo número antes da visita.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima