2:00 PM
31 de dezembro de 2025

Lula não deveria disputar reeleição por conta da ‘idade avançada’ e de políticas econômicas ‘medíocres’, diz Economist

Lula não deveria disputar reeleição por conta da ‘idade avançada’ e de políticas econômicas ‘medíocres’, diz Economist

PUBLICIDADE


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, gesticula durante a cerimônia em Foz do Iguaçu. Ele usa camisa aul e boné preto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Para revista, apesar de talento político, é arriscado reeleger Lula por causa de sua idade avançada

Tempo de leitura: 4 min

Um texto publicado no site da revista The Economist nesta terça-feira (30/12), afirma que o presidente Lula não deveria concorrer às eleições presidenciais novamente. Um dos motivos apontados é sua idade avançada — 80 anos.

“Lula tem 80 anos. Apesar de todo o seu talento político, é simplesmente muito arriscado para o Brasil ter alguém tão idoso no poder por mais quatro anos. O carisma não é um escudo contra o declínio cognitivo”, diz a publicação.

A revista compara Lula ao ex-presidente americano Joe Biden, que também foi criticado por sua idade quando concorreu à eleição presidencial em 2024, com 81 anos.

“Lula é apenas um ano mais novo do que Joe Biden era no mesmo momento do ciclo eleitoral de 2024 nos Estados Unidos, e isso terminou de forma desastrosa”, diz a revista.

A publicação diz que “ele [Lula] parece estar em muito melhor forma do que Biden”, mas lembra que Lula já teve problemas de saúde.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima