De cenário de novela e aldeia hippie até o encontro entre rio e mar: o trecho do litoral norte baiano, de Salvador à divisa com Sergipe, tem um cardápio variado e delicioso de praias.
As praias fazem parte da chamada Linha Verde do litoral baiano, conhecida também como Estrada do Coco, Costa dos Coqueiros ou, oficialmente, BA-099 – um itinerário pronto para os amantes do litoral.
Praia do Forte

Parada obrigatória para quem pretende percorrer o litoral baiano, a Praia do Forte tem excelente infraestrutura turística, com resorts excelentes como o Tivoli Praia do Forte e restaurantes, mas sem perder o charme de vilarejo. A praia abriga também o que restou do Castelo Garcia D’Ávila, um antigo forte erguido em 1624, que hoje é ruína, mas mantém capela e passarelas suspensas, funcionando como um mirante para o mar.
Imbassaí

A 60 km de Salvador, a praia de Imbassaí é palco de um bucólico encontro do rio com o mar. Margeada por dunas, Imbassaí oferece uma praia pacata. Além disso, enquanto o rio abriga águas escuras e calmas, o mar é revolto e azul, convidativo ao surfe.
Arembepe

Já o distrito de Arembepe fica a aproximadamente 30 km de Salvador e, entre dunas e manguezais, possui grande faixa costeira e abriga a Praia de Piruí. As águas são límpidas e cristalinas, com coqueiros e, na maré baixa, piscinas naturais mais calmas para relaxar.
O destino, no município de Camaçari, também abriga a comunidade hippie mais famosa do Brasil. À beira do Rio Capivara, o local já recebeu visitantes como Mick Jagger e Janis Joplin, além de Gilberto Gil, Caetano e Rita Lee.
Barra do Jacuípe

A apenas 10 km de Arembepe, a Barra do Jacuípe também é uma das mais bonitas da região – e na maré baixa, costuma ser calma, mas com alguns pontos de correnteza. Como o nome sugere, é uma opção para visitar a foz do Rio Jacuípe. A paisagem é um coqueiral com areia branca ao fundo. Porém, é melhor para admirar do que tomar banho: o rio possui forte correnteza e tem o leito fundo.
Mangue Seco

A Praia de Mangue Seco fica na divisa com Sergipe e mescla dunas de areia branca, coqueirais e charmosos restaurantes de madeira e palha. A praia é rústica e abriga águas calmas, embora nem sempre no tom azul cristalino.
O local, inclusive, chegou a ser palco da novela “Tieta”, em 1989 e, mesmo depois de tanto tempo, ainda é opção interessante para uma viagem mais calma e afastada das praias badaladas.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen


