3:00 PM
2 de janeiro de 2026

Prisão de Felipe Martins: os motivos que levaram Alexandre de Moraes prender bolsonarista

Prisão de Felipe Martins: os motivos que levaram Alexandre de Moraes prender bolsonarista

PUBLICIDADE


Filipe Martins

Crédito, Reprodução / X

    • Author, Mariana Schreiber
    • Role, da BBC News Brasil em Brasília
  • Tempo de leitura: 4 min

O ex-assessor de Jair Bolsonaro Filipe Martins foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (2/1) no Paraná, após o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes avaliar que ele descumpriu medida cautelar que o proibia de utilizar as redes sociais.

Martins, que foi assessor especial para assuntos internacionais da presidência da República na gestão Bolsonaro, foi condenado a 21 anos de prisão em dezembro por tentativa de golpe no âmbito do julgamento dos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

A ação ainda não teve o trânsito em julgado, que marcaria o início do cumprimento da pena. Desde o dia 27 de dezembro, contudo, Martins e outros condenados no processo cumpriam prisão domiciliar. Ela também havia sido determinada por Moraes, após a tentativa frustrada de fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

A medida previa uma série de condições que, se violadas, poderiam ensejar a conversão em prisão preventiva. Na decisão que autorizou a prisão nesta sexta, Moraes avaliou que uma das medidas cautelares foi descumprida por conta de um acesso à rede LinkedIn.

A prisão foi decretada após uma denúncia encaminhada pelo coronel aviador da reserva da Aeronáutica Ricardo Wagner Roquetti, que integrou o Ministério da Educação no início do governo Bolsonaro e foi demitido após divergências com a chamada ala olavista do governo, fomada por seguidores do falecido filósofo Olavo de Carvalho. Martins integrava esse grupo.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima