5:16 AM
13 de janeiro de 2026

Matcha: chá verde japonês ganha o Brasil; veja como fazer – 07/01/2026 – Café na Prensa

Matcha: chá verde japonês ganha o Brasil; veja como fazer – 07/01/2026 – Café na Prensa

PUBLICIDADE


O consumo de matcha disparou no Brasil nos últimos anos, impulsionado por uma tendência global e pelas bebidas servidas em cafeterias.

Outrora restrito a cafeterias com inspiração asiática, a bebida agora integra o cardápio de grandes redes, como a americana Starbucks e as brasileiras Go Coffee e Mais1Café.

Em muitas cafeterias, o matcha tem até uma seção própria no cardápio, em vez de figurar apenas como mais uma opção de chá. Isso porque hoje é comum encontrar muitas variações da bebida: quente ou gelada; com ou sem leite; além de adições de outros ingredientes, como xaropes e geleias.

Com isso, as principais importadoras aceleram seus investimentos. Ainda assim, não conseguem atender à demanda crescente.

É o caso da Namu, que é uma das principais fornecedoras para cafeterias no Brasil. As vendas da empresa para o food service aumentaram 600% em um ano.

Segundo Álvaro Dominguez, sócio-fundador da Namu, a disparada torna difícil garantir o estoque necessário para atender à demanda. O problema diz respeito sobretudo ao matcha cerimonial –que é aquele mais nobre e fruto da primeira colheita da safra.

Mas, em dezembro de 2025, a alta procura fez quase todas as linhas da Namu se esgotarem, incluindo o matcha culinário.

O matcha é feito misturando-se água quente ao chá verde em pó. De cor verde intensa, tem sabor herbal e umami –o quinto gosto do paladar humano, além do azedo, doce, amargo e salgado. É feito a partir da Camellia sinensis, mesma planta que dá origem aos chás verde, branco e preto.

Muito consumido no Japão e em outros países asiáticos, tornou-se uma tendência em todo o mundo nos últimos anos.

A demanda em disparada e adversidades climáticas em várias regiões produtoras tornaram o produto escasso. No Japão, várias marcas começaram a controlar as vendas. A Ippodo, uma das mais tradicionais do mundo, disponibiliza apenas algumas unidades por dia, além de limitar a compra de dois produtos por consumidor.

No Brasil, o pacote com 30 g –o suficiente para fazer 30 xícaras– de matcha cerimonial da Namu custa R$ 119.

RECEITA DE ICED MATCHA LATTE

Neste verão, uma bebida gelada de matcha com leite pode ser uma boa pedida. Não como substituto do café, mas para um refrescante lanche da tarde.

Por isso, segue uma receita de iced matcha latte:

Misture 2 g de matcha –o equivalente à ponta de uma colher de sopa– com 60 ml de água quente –o ideal é que esteja em 80°C.

Segundo a liturgia tradicional, o correto seria bater com um chasen, como é chamado o batedor de bambu utilizado nas cerimônias do chá no Japão. Mas, como o utensílio não é fácil de achar por aqui, pode usar um mixer. O importante é que o pó fino seja totalmente incorporado pela água.

Em um recipiente separado, coloque 100 ml de leite e bata ligeiramente com o mixer. Não é preciso chegar ao ponto de espuma; basta deixá-lo mais cremoso, para a bebida final ter uma textura mais aveludada. Mas, se você não faz questão de ter uma bebida mais aerada, pode passar diretamente para a etapa seguinte.

Em um copo com bastante gelo, acrescente o leite e o matcha já incorporado à água.

Por haver uma diferença de densidade, é normal o leite ficar na parte de baixo do copo, e o matcha se concentrar na parte superior. Por isso, mexa bem antes de beber.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de São Paulo

Leia mais

Rolar para cima