5:13 PM
14 de janeiro de 2026

Estados Unidos cancelam processamento de vistos para o Brasil

Estados Unidos cancelam processamento de vistos para o Brasil

PUBLICIDADE


Processo de renovação do visto exige preenchimento de várias informações (kstudio/freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O canal de televisão norte-americano Fox News noticiou nesta quarta-feira (14) que os Estados Unidos vão interromper o processamento de vistos a 75 países, incluindo o Brasil. A decisão foi confirmada pouco tempo depois por Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, que compartilhou o artigo da emissora em sua conta no X.

A suspensão teria início no dia 21 de janeiro e valeria por tempo indeterminado, até que o Departamento de Estado faça uma reavaliação dos critérios de concessão de vistos. Ainda segundo a Fox News, o objetivo do congelamento seria restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de serviços públicos e benefícios do governo dos Estados Unidos.

O canal de televisão teria tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado, que orienta os consulados a recusarem vistos enquanto é feita a reavaliação. A lista completa de países não foi divulgada, mas, além do Brasil, incluiria Afeganistão, Egito, Irã, Iraque, Rússia e Tailândia.

Até o momento, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não fez nenhum comunicado oficial sobre o assunto. Tampouco há qualquer confirmação sobre os tipos de vistos e solicitações afetados. Caso esteja no processo de emissão de visto, é importante ficar atento às atualizações mais recentes.

Continua após a publicidade

EUA já tinham endurecido a triagem

Em novembro, o Departamento de Estado dos Estados Unidos já tinha orientado os consulados e embaixadas a negar vistos a solicitantes que fossem considerados mais propensos a depender de benefícios públicos. Os fatores levados em consideração incluem situação financeira, possíveis necessidades de cuidados médicos e mesmo proficiência em inglês. O objetivo é evitar estrangeiros que possam ser onerosos para o governo norte-americano. Desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, mais de 100 mil vistos foram revogados, um aumento de mais de 150% em comparação com 2024.

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima