7:36 AM
16 de janeiro de 2026

O brasileiro que liderou revolução global na ciência dos alimentos: ‘Ultraprocessados são desenhados para enganar o apetite. Você quer comer sempre mais e mais’

O brasileiro que liderou revolução global na ciência dos alimentos: ‘Ultraprocessados são desenhados para enganar o apetite. Você quer comer sempre mais e mais’

PUBLICIDADE


Carlos Augusto Monteiro
Legenda da foto, O epidemiologista brasileiro Carlos Augusto Monteiro ganhou notoriedade internacional como líder do grupo que criou conceito de alimentos ultraprocessados

    • Author, André Biernath
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres
  • Tempo de leitura: 29 min

Na visão do epidemiologista brasileiro Carlos Augusto Monteiro, os alimentos ultraprocessados precisam ser taxados e regulamentados, num modelo muito parecido ao que aconteceu com o cigarro ao longo das últimas décadas.

Para dar suporte a esse ponto de vista, ele traz na bagagem décadas de pesquisa sobre alimentação na Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública.

Ele é o líder do grupo de estudos que cunhou o termo “alimentos ultraprocessados”, classificação que ganhou notoriedade internacional.

Segundo a definição desenvolvida pela equipe de Monteiro, esses produtos são feitos a partir de ingredientes isolados — como gordura, açúcar, amido e proteínas — e contam com uma série de aditivos cosméticos — flavorizantes, corantes, emulsificantes, entre outros — que dão sabor, aroma e outros atributos desejáveis.

De acordo com o pesquisador, essa indústria está baseada num modelo de negócios altamente lucrativo, que usa em ingredientes baratos, publicidade massiva e produtos que estimulam o consumo em excesso.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima