11:05 AM
16 de janeiro de 2026

Conheça uma plataforma digital para registrar memórias – e escreva um livro com elas

Conheça uma plataforma digital para registrar memórias – e escreva um livro com elas

PUBLICIDADE


Preservar as memórias é preservar a vida! (Foto: eyepark/Getty Images/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Rever os capítulos da vida e organizá-los na forma de um livro para si e a posteridade. Está aí um exercício que faz bem ao cérebro e ajuda a conectar famílias e gerações.

Mas, convenhamos, nem todo mundo sabe como começar e dar andamento a essa tarefa. É aí que entra a plataforma Oca Books. Com o apoio da inteligência artificial, ela ajuda as pessoas a escreverem sua autobiografia ou montarem a biografia de alguém querido.

Funciona assim: você acessa o site e responde a uma série de perguntas iniciais para que o programa crie a estrutura básica da obra. Depois, capítulo a capítulo, é instigado a trazer detalhes de suas experiências de vida, que serão agrupadas na forma de um texto.

Nessa jornada, revisitamos passagens da nossa história e legamos um livro ao mundo. O serviço custa a partir de 100 reais.

+Leia Também: Acolhimento familiar: um pilar para a saúde emocional dos idosos

O livro da vovó

Depois de ver como o Alzheimer corroía as lembranças do pai, o americano Jeffrey Mason teve uma ideia: bolar um meio de as pessoas mais velhas preservarem suas memórias.

Continua após a publicidade

Foi assim que criou a plataforma Hear Your Story e uma série de livros que convidam o leitor a compartilhar sua trajetória com as futuras gerações.

É o caso de Vó, Quero Ouvir sobre Sua Vida, que acaba de ser lançado no país. Mais que um diário, a obra é um roteiro em aberto, preenchido com as suas próprias vivências.

envelhecer-livro-vo-quero-ouvir-sobre-sua-vida
Livro foi escrito por Jeffrey Mason (Livro: Divulgação/Veja Saúde)
Continua após a publicidade

O saldo será uma história capaz de emocionar quem escreve e quem irá ler depois.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima