12:17 PM
16 de janeiro de 2026

O que a morte de 32 soldados de Cuba na invasão à Venezuela revela sobre aliança entre os dois países

O que a morte de 32 soldados de Cuba na invasão à Venezuela revela sobre aliança entre os dois países

PUBLICIDADE


Urnas com os restos mortais dos 32 soldados cubanos que morreram durante a incursão dos EUA para capturar o líder venezuelano Nicolás Maduro, em honras fúnebres no Ministério das Forças Armadas Revolucionárias, em Havana, com retrato dos soldados, medalhas e flores

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Urnas com os restos mortais de soldados cubanos que morreram durante a incursão dos EUA para capturar o líder venezuelano Nicolás Maduro são vistas durante as honras fúnebres no Ministério das Forças Armadas Revolucionárias, em Havana

    • Author, Will Grant
    • Role, Correspondente da BBC em Havana, Cuba
  • Tempo de leitura: 5 min

Desde o amanhecer, multidões de militares, autoridades governamentais e civis se enfileiraram ao longo do trajeto entre o aeroporto de Havana e o Ministério das Forças Armadas para receber, sob aplausos, o cortejo fúnebre com os restos mortais de 32 soldados cubanos mortos na Venezuela.

Os líderes do país — de Raúl Castro ao presidente Miguel Díaz-Canel — estavam no aeroporto para receber as caixas com as cinzas dos seus “32 heróis falecidos”.

Na entrada do edifício do ministério, cada caixa estava coberta com uma bandeira cubana e colocada ao lado de uma fotografia de cada soldado ou oficial de inteligência, sob as palavras “honra e glória”.

Mas, apesar da pompa e das honras militares, foi um episódio que trouxe um choque de realidade para a Revolução Cubana.

Em primeiro lugar, acredita-se que tenha sido a maior perda de combatentes cubanos nas mãos das forças armadas dos EUA desde a invasão da Baía dos Porcos, em abril de 1961. O fato de que se passaram seis décadas e meia sem praticamente nenhum confronto armado comparável entre as tropas cubanas e americanas, seja durante a Guerra Fria ou depois dela, mostra como a situação é rara.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima