8:47 PM
16 de janeiro de 2026

Layla Ayub: quem é a delegada acusada de trabalhar para o PCC, presa em SP

Layla Ayub: quem é a delegada acusada de trabalhar para o PCC, presa em SP

PUBLICIDADE


Mulher com um copo de cerveja na mão e óculos escuros posa para foto dentro de uma cabine com vista paranômica

Crédito, Instagram/Reprodução

Legenda da foto, A delegada de polícia Layla Lima Ayub foi presa por suspeita de envolvimento com PCC

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres
  • Tempo de leitura: 4 min

A delegada de polícia Layla Lima Ayub foi presa na manhã de sexta-feira (16/1), em São Paulo, por suspeita de envolvimento com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ayub tinha sido empossada no cargo em dezembro do ano passado e estava em período de formação na Academia de Polícia. Portanto, ela ainda não atuava na função, segundo o governo paulista.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, disse em uma coletiva de imprensa que “ela tinha um compromisso com o crime organizado.”

Segundo Gonçalves, a investigação mostrou que Ayub participou como advogada numa audiência de custódia de membros da facção no Pará mesmo após ter sido empossada como delegada em São Paulo, em dezembro, o que é contrário ao ordenamento legal.

O promotor Carlos Gaya, do Ministério Público de São Paulo, explicou que a delegada se envolveu romanticamente com um homem membro do PCC no Pará, chamado de Jardel Neto, condenado por tráfico de drogas e um dos líderes do grupo criminoso no Norte do país. Segundo o portal G1, ele atuava principalmente em Roraima.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima